10 tendências de decoração para a nova estação outono-inverno

decoracao-outono-inverno-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

O idealista/news esteve nas duas das mais importantes feiras de design de interiores do país vizinho. Eis o que vai estar na moda.

Tal como na moda, as coleções de design de interiores são apresentadas duas vezes por ano, para a época primavera-verão e outono-inverno. A ideia é apresentar as tendências do que é ou será usado, ou o que vai deixar de fazer falta, para decorar as nossas casas. Desde a gamas e paletas de cores, o tipo de mobiliário, as texturas, o tipo de têxteis, a iluminação, até aos acessórios.

 

Conhecer as principais tendências de decoração para o outono-inverno é o que puderam fazer os milhares de profissionais e empresários do setor, que estiveram presentes nas duas principais feiras de design de interiores do país vizinho, Espanha, nomeadamente a Habitat Valencia, e a Intergift, em Madrid. O idealista/news esteve em ambos os certames e revela o que vai estar em voga na nova estação do ano. 

 

decoração de interiores
 Intergiftidealista/news
 
 

10 tendências chave

 

 Eis um resumo do que poderíamos dizer que são as 10 novidades e principais tendências de decoração e design de interiores para a nova temporada:

  • Sobre a paleta de cores: toda a paleta de cores terra e areia continua na moda: da pedra branca a toda a gama de beges e terracota, que, com diferentes tonalidades, está no seu melhor e é um cavalo vencedor para a nova estação. Adoramos terracota combinada com tons de água-marinha e cinza e, claro, com qualquer tom neutro da gama de brancos e beges.
  • Diante das cores quentes e neutras das cores mais naturais, também vimos muitas propostas com explosão de cores: desde azuis e verdes, em diferentes intensidades, mas especialmente na sua gama de azul e verde esmeralda, até os mais intensos fúcsia e amarelos e rosas.
decoração de interiores
 Intergiftidealista/news
  • O dourado também é uma tendência, tanto envelhecida e mais brilhante, e tanto em enfeites e acessórios quanto em luminárias e perfis de mesas ou outros móveis.
  • Figuras de animais na ornamentação: tigres, chitas, girafas, elefantes, pelicanos e todos os tipos de pássaros e outros animais africanos ou outras espécies de países tropicais. 
decoração de interiores
 Intergiftidealista/news
  • Continua uma clara aposta em materiais nobres e naturais, com predominância do uso da madeira, em todos os tipos de tonalidades e acabamentos, e contrastada com o bege e tons claros, na linha do minimalismo quente.
  • E, de facto, mantém-se a ascensão do minimalismo quente e orgânico, com tons neutros e todos os tipos de brancos e bege nos têxteis e combinando-o com madeiras, transmitindo, calma e naturalidade. O boho chic, combinado com peças nórdicas, é outra opção vencedora.
decoração de interiores
 Intergiftidealista/news

 

 

Papéis de parede e paredes texturizadas

  • Além dos papéis de parede nas paredes, com muito desenho de motivos naturais e vegetais, paredes com texturas, com curvas sinuosas, relevos geométricos, etc. estão na moda.
  • Os tapetes continuam a ser outro elemento que mantém o seu destaque para criar espaços aconchegantes e/ou delimitar ambientes. Aqueles de cânhamo, rattan ou vime são um detalhe certo em todos os tipos de medidas e formas. Materiais laváveis, antimanchas ou resistentes para o exterior também estão a crescer.
  • Precisamente, além de tapetes, fibras naturais, como vime, vime, juta, cânhamo ou vime vestem todas divisões com luminárias, persianas e todo tipo de adereços e acessórios.
decoração de interiores
 Intergiftidealista/news
  • Além dos materiais naturais, tudo feito à mão está na moda, como se vê, por exemplo, nas peças de macramé, que ainda estão no topo das tendências.
  • Os candeeiros assumem um grande papel, especialmente, como mencionamos, aquelas feitas de fibras naturais, pendentes e grandes.
  • Por falar em iluminação, aposta-se em guirlandas de LED para criar ambientes e espaços aconchegantes. Como uma novidade que despertou muito interesse, algumas lâmpadas penduradas com luzes de led que tinham o formato de águas-vivas.
decoração de interiores
 Intergiftidealista/news
  • Por fim, referir as plantas artificiais, mas de grande realismo – muitas delas já com troncos preservados – e, sobretudo, de grande porte, estão na ordem do dia para decorar todos os cantos da casa, proporcionando uma nota e cor exóticas e tornando os espaços mais aconchegantes e acolhedores, em sintonia com a natureza. Uma solução, sobretudo, para quem não se sentir confortável em cuidar de plantas naturais.

 

 

Espaços multifuncionais e sustentáveis

 

Multifuncionalidade, pragmatismo e sustentabilidade são conceitos-chave e básicos que prevalecem nos projetos de todos os espaços e ambientes.

 

De forma geral e como foi encontrado nas duas feiras, buscam-se ambientes aconchegantes que gerem ambientes funcionais e confortáveis. Tudo isso, de mãos dadas com a sustentabilidade em todos os produtos que compõem os elementos decorativos, e o uso de todos os recursos para torná-los duráveis e respeitosos ao meio ambiente.

 

decoração de interiores
 Intergiftidealista/news

 

A praticidade dos espaços também é fundamental. Ampliando a durabilidade de todos os materiais e sua reutilização para criar ambientes onde o moderno brinque com o envelhecido em diferentes superfícies. Com a entrada da tecnologia no lar, cruzam-se elementos de automação residencial com o clássico e artesanato.

Publicado a: 16 de Outubro de 2023

Por: idealista.pt

Avalie o seu imóvel