25 de abril: dia para celebrar a liberdade em Portugal

25-abril-feriado-liberdade-portugal-gds-imobiliaria-gds-seguros-gomes-da-silva-braga-1

Respirar liberdade e celebrar a Revolução

O dia 25 de abril de 1974 ficou gravado na memória de quem o viveu e foi uma vitória de tal importância que ganhou destaque nos livros de história para que as gerações seguintes não se esqueçam do seu valor. A democracia em Portugal cumpre 50 anos esta terça-feira. É uma ótima data para aproveitar o feriado e celebrar a data que marcou a Revolução dos Cravos. 

 

Levada a cabo por vários militares portugueses, esta operação teve início a 23 de abril de 1974, tendo atingido o seu objetivo de derrubar o Regime Salazarista, apenas a 25 de abril, em Lisboa. Foi na madrugada do dia 25 que os militares do MFA (Movimento das Forças Armadas) ocuparam os estúdios do Rádio Clube Português, passando uma mensagem de esperança num futuro democrático e livre em todos os apetos. 

 

Anteriormente os militares tinham estabelecido dois sinais que dariam início às operações: o primeiro aconteceu por volta das 22h55 do dia 24 de abril, com a transmissão da canção E depois do adeus, de Paulo de Carvalho e o segundo, no dia 25, pela 00h20 com a transmissão da música de Zeca Afonso, Grândola Vila Morena

 

 

Os cravos deram cor à revolução

 

No fim do dia 25 de abril foi oficialmente declarada a queda do governo. A população que encheu as ruas de Lisboa para celebrar o fim de um regime ditatorial que durou 48 anos. Nesta celebração foram distribuídos vários cravos, a flor nacional, como forma de agradecimento, dando oriem ao nome Revolução dos Cravos

 

 

25 de abril: as comemorações dos 50 anos

 

Pela sua importância histórica o dia 25 de abril é feriado em Portugal. Em 2022, iniciam-se as celebrações dos 50 anos do 25 de abril, isto porque, se contarmos os dias em vivemos em ditadura (17.499), foram ultrapssados por aqueles em que vivemos em democracia (17.500). 

 

Estão a ser preparados vários festejos, que vão prolongar-se até dezembro 2026, ano em que se vai assinalar meio século das primeiras eleições autárquicas em Portugal. Quem se recorda deste dia não esquece o alívio e às gerações mais novas é reforçada a importância deste acontecimento na história de Portugal. 

 

Atualmente, ainda existem visões contraditórias em relação à revolução, principalmente nas camadas mais velhas. Quase toda a gente consegue reconhecer que este acontecimeto permitiu um salto do país a nível político-social e permitiu ao seu povo uma liberdade de expressão desconhecida até então. 

 

Se queres conhecer melhor este marco da história de Portugal e sim, podes expressar-te livremente, aproveita o feriado e o fim de semana prolongado e faz um roteiro por algumas das zonas do país que fizeram parte da Revolução do 25 de abril. 

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 21 de Abril de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel