5 destinos portugueses para visitar nas próximas férias

escapadinhas-destinos-portugueses-gds-seguros-gomes-da-silva-braga-1

As temperaturas de verão já nos começaram a fazer visitas desde o início do mês de maio. Mas oficialmente, só entramos nesta estação no final do mês de junho. Isto significa que agora é a altura ideal para começar a planear as suas férias.

Quer viaje sozinho, com família ou amigos é importante que planeie tudo de antemão para garantir viagem e hotel nos locais que pretende e sobretudo para poupar alguns euros. Pode sempre optar pelas viagens internacionais e visitar alguns países conhecidos pelo seu clima quente durante esta época: o Sul de Espanha e de França, as Ilhas Canárias e a costa Amalfitana em Itália são alguns dos destinos prediletos na Europa.

 

Mas a verdade é que o nosso país possuí lugares verdadeiramente incríveis de norte a sul. Indiscutivelmente as Ilhas fazem parte deste rol e sendo também alguns dos destinos preferidos dos turistas nacionais, assim como Lisboa, Porto e Algarve. No artigo de hoje falamos-lhe de 5 destinos alternativos para visitar durante estas férias de verão. Recomendamos que visite estas localizações recorrendo a um carro, já que será mais fácil para se deslocar até aos pontos de interesse. Quer goste de praia, cidade ou campo, há opções para todos os gostos. Ora veja.

 

 

Vila Nova de Milfontes

 

Começamos a nossa vigem pelo Alentejo, mais propriamente em Vila Nova de Milfontes, uma das localidades que faz parte do conselho de Odemira. Situada na margem norte da foz do rio Mira, a chamada "princesa do Alentejo" integra a rota da Costa Vicentina. Aliás, é uma das paragens obrigatórias para quem faz este percurso sendo que por lá vai encontrar um misto maravilhas: praias de mar e rio, boas ondas, boa gastronomia, desportos aquáticos e trilhos para desbravar. É uma ótima opção para famílias com crianças, mas também para quem viaja sozinho. A Praia do Patacho, a Praia do Malhão e a Praia das Furnas são alguns pontos de interesse a destacar para quem pretende estender a toalha na areia.

 

 

Monsaraz

 

Continuamos pela região do Alentejo, mas desta vez viajamos até ao interior, mais propriamente a Monsaraz. Esta vila faz parte do distrito de Évora, tendo conquistado um lugar nas 7 Maravilhas de Portugal e sendo por isso um local de paragem obrigatória. Presenteia-nos com uma vista deslumbrante para o castelo medieval no cimo da montanha banhado pelas águas límpidas do emblemático Alqueva. É um local cheio de história, tradição e memórias, que pode facilmente ser explorado apenas num dia, mas que sem dúvida o vai convidar a ficar por mais tempo.

 

 

Aveiro

 

Rumamos agora a norte, mais propriamente ao litoral centro, até aquela que é conhecida como veneza portuguesa e que José Saramago descreveu como "corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”. Estamos obviamente a falar de Aveiro e da sua ria cheia de moliceiros que transportam os turistas em passeios cheios de história. Aliás, essa é uma das atividades que deve experimentar quando chegar a esta terra, a par da degustação de ovos moles e da tripa doce e da foto da praxe na Ponte dos Laços. A apenas uma viagem de 10 minutos de carro encontra a Praia da Costa Nova, com as suas emblemáticas casinhas coloridas ás listas, o cenário perfeito para sacar da máquina fotográfica e registar boas memórias.

 

 

Douro Vinhateiro

 

E por falar em rios, está na altura de passarmos para região do Douro Vinhateiro, conhecida pelos seus socalcos naturais impressionantes. É das suas encostas que provém o famoso vinho do Porto, um dos cartões de visita do nosso jardim à beira-mar plantado. Em 2001, as paisagens arrebatadoras desta região conquistaram o título de Património Mundial da Humanidade atribuído pela UNESCO. Apesar do enoturismo ser um dos pontos-chave do Douro Vinhateiro, a verdade é que existem várias aldeias e localidades históricas prontas a ser descobertas - pode sempre optar por fazer a Rota das Aldeias Vinhateiras para não perder pitada. Uma vez na região do Douro, considere experimentar os trilhos pedestres, a gastronomia apetecível e os vários miradouros que proporcionam vistas sob paisagens de tirar o folego.

 

 

 

Viseu

 

Terminamos a nossa viagem no centro de Portugal, mais propriamente em Viseu, uma cidade que nos presenteia com um sem-fim de jardins coloridos e com um magnífico património histórico-cultural. O ideal é agendar a sua visita entre agosto e setembro já que esta a altura que várias gentes rumam a esta região para visitarem a emblemática Feira de São Mateus - que este ano se realiza entre os dias 4 de agosto e 21 de setembro. Viseu é uma das cidades mais antigas de Portugal, terra do lendário Viriato e casa de vários Museus que vale a pena deitar o olho, como é o caso do Museu Grão Vasco, o Museu de Arte Sacra Casa-Museu Almeida Moreira.

 

 

Fonte: Imovirtual.pt

Publicado a: 27 de Maio de 2022

Por: Imovirtual.pt

Avalie o seu imóvel