5 dicas para cuidar do jardim no inverno

jardim-inverno-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Tratar do jardim no inverno pode ser um grande desafio. As chuvas e geada não dão tréguas, e é preciso redobrar cuidados.

No verão todas as plantas ficam murchas por falta de chuva. Chega o inverno, começa a chover como se vivêssemos em Londres e de repente tudo fica alago. Afinal, como cuidar do jardim nesta época do ano? As chuvas, as geadas... não são uma tarefa fácil, mas há solução. 

Pablo Sáez, fundador do Thinking Green Studio, dá alguns conselhos muito úteis para que o nosso jardim continue saudável nesta época do ano com temperaturas e condições, por vezes, tão complicadas.

 

Regar ou não regar?

 

Devo regar no inverno? O especialista recomenda praticamente não regar nos meses de inverno: a geada pode danificar as plantas além das instalações de irrigação. “Quando os invernos são muito secos e há um ambiente anticiclónico, torna-se necessário regar pontualmente, pois o frio seco é muito prejudicial para as plantas em geral (no inverno nunca se deve regar suculentas e cactos). Essas regas pontuais devem ser feitas ao meio-dia procurando o momento de temperatura mais alta e serão algo muito pontual”, esclarece Sáez.

 

Fertilizantes

 

O mesmo acontece com os fertilizantes… “Nos meses de inverno é aconselhável evitar o uso de qualquer fertilizante, pois podem induzir a brotação em algumas plantas e esses tecidos vegetais muito jovens são propensos a serem danificados pela geada. A única coisa que podemos administrar é um corretivo de deficiência como ferro, cálcio, magnésio, etc.”, explica o paisagista.

cuidar do jardim
 Foto de Nagesh Badu no Unsplash

 

Poda

 

poda de árvores é melhor que seja feita no final desta temporada. “O motivo é que, ao fazer o corte, uma parte interna da árvore ficará exposta e, quanto mais próximo da primavera, menos tempo ela levará para ativar vegetativamente para fechá-la”, ressalta.

 

plantas de jardim
 Foto de Martin Kníže no Unsplash

 

Outras dicas para plantas ao ar livre

 

Sáez também recomenda, para proteger os jardins do inverno, colocar um pano térmico em árvores e arbustos suscetíveis a danos causados ​​por geadas, como citrinos e palmeiras. "Também é aconselhável, na medida do possível, deixar as folhas caídas de árvores e arbustos, pois elas protegerão o solo contra geadas, devolverão lentamente nutrientes ao solo e aumentarão a atividade de microorganismos benéficos", conclui

 

Dicas para cuidar de plantas de interior no inverno

 

Mas e as plantas de interior? Nesta época há menos horas de luz, por isso não deve ser esquecido: observa as necessidades de luz da planta, nem todas precisam da mesma forma. Algumas vivem felizes na sombra, mas outras precisam de luz direta e sol como o bonsai, por exemplo. Aliás, também não é um bom momento para transplantá-los: essas mudanças exigem um esforço extra de adaptação da planta, que neste momento estará quase a hibernar... Se tiveres que trocar, é muito melhor fazê-lo na primavera ou no verão.

 

E cuidado, o frio pode ser mortal mas também... o calor dos radiadores! Nunca as coloques próximo a um radiador/fonte de calor se quiseres que ela permaneça viva.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 27 de Janeiro de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel