5 sobremesas tradicionais de Natal

sobremesas-natal-portugal-receitas-bolo-rei-gds-seguros-gomes-da-silva-braga-gds-imobiliaria-1

O Natal é uma época de festa onde se reúne os familiares e amigos em torno de uma boa mesa. É uma época cheia de tradições gastronómicas que também passam pelas sobremesas escolhidas especialmente para esta quadra e que fazem parte das memórias de todos quando se fala de Natal. De seguida, encontra uma lista de 5 sobremesas tradicionais, que não vão poder faltar na sua mesa natalícia.

1.jpg

 

 Os sonhos são obrigatórios na mesa de Natal e se é verdade que a maioria das pastelarias vende este doce tradicional na época natalícia, também é verdade que feitos em casa têm outra magia…

 

Ingredientes:

3 dl de leite

1,5 dl de óleo

1 casca de limão

Uma pitada de sal

250 gr de farinha

6 ovos grandes inteiros

Óleo para fritar

Açúcar e canela para polvilhar

 

Modo de preparação:

Ferva o leite com o óleo, a casca de limão e o sal. De seguida, adicione a farinha e misture a massa muito bem até que a massa se descole do recipiente. Deixe a massa arrefecer e adicione os ovos inteiros, um a um, e vá mexendo bem. Coloque o óleo na frigideira e quando este estiver bem quente, forme bolas de massa com a ajuda de duas colheres, fritando dos dois lados. Retire os sonhos e polvilhe com açúcar e canela.

 

 

2.jpg

 

 Semelhante ao arroz doce, a aletria é outra sobremesa típica de Natal... muito apreciada!

 

Ingredientes:

75 gr de aletria

100 gr de açúcar

4 gemas

0,5 l de leite

15 gramas de manteiga

Sal

Canela

Casca de limão

Água q.b.

 

Modo de preparação:

Coza a aletria em água e sal durante seis minutos. Retire do lume e escorra. Adicione o leite e a casca de limão. Leve ao lume até cozer. Adicione o açúcar e deixe levantar fervura. Retire e adicione as gemas, mexendo sempre muito bem para não talharem. Coloque em taças ou pratos individuais e enfeite com canela.

 

 

 

3.jpg

 

 Podem ser feitas sem recheio, mas as tradicionais rabanadas de Natal têm recheio de doce de abóbora.

 

Ingredientes:

8 fatias grossas de pão tipo cacete ou de forma

1 chávena de chá de doce de abóbora

3 dl de vinho tinto

Açúcar q.b.

Ovo batido q.b.

Óleo para fritar

Açúcar e canela para polvilhar

 

Modo de preparação:

Parta as fatias ao meio formando triângulos. Com a ajuda de uma faca, abra uma cavidade no meio pelo lado da base e recheie as fatias de pão com doce de abóbora. Num tacho, aqueça o vinho e adoce a gosto. Mergulhe as rabanadas e passe-as por ovo batido. Noutro recipiente, leve o óleo ao lume e frite as rabanadas dos dois lados. Escorra-as sobre papel absorvente. Coloque-as numa travessa e polvilhe com açúcar e canela.

 

 

4.jpg 

Como o próprio nome indica, é o bolo obrigatório para uma mesa de Natal… e ao qual ninguém fica indiferente, quer pela sua beleza, quer pelo seu sabor.

 

Ingredientes:

Para o tronco:

12 gemas

500 gr de açúcar

12 ovos

260 gr de farinha com fermento

80 gr de amêndoa moída

Manteiga e açúcar q.b.

 

Para o creme de chocolate:

1 colher de sopa de manteiga

2 dl de natas

50 ml de leite

400 gr de chocolate em tablete

Cacau em pó q.b.

 

Modo de preparação:

Pre-aqueça o forno a 200ºC. Unte 3 tabuleiros com manteiga e forre-os com papel vegetal untado. Bata as gemas com metade do açúcar até obter um creme firme, adicione os ovos e o restante açúcar. À parte, peneire a farinha e adicione a amêndoa. Envolva os dois cremes, alternando com a mistura de farinha. Distribua a massa pelos tabuleiros e leve ao forno durante 12 minutos. Retire e polvilhe com açúcar. Vire cada tabuleiro sobre um pano de cozinha e deixe arrefecer.

Para o creme de chocolate, misture a manteiga com as natas e o leite e leve ao lume, mexendo até levantar fervura. Adicione o chocolate partido em pedaços e mexa até ficar homogéneo. Barre os bolos com o creme de chocolate. Enfeite a gosto.

 

 

5.jpg

 

 As azevias são um doce de Natal recheado, muito apreciado nesta altura do ano pelo seu sabor e tradição à mesa.

 

Ingredientes:

Para a massa:

1kg de farinha sem fermento

300 gr de banha

500 gr de água

10 gr de sal

Aguardente q.b.

1 gema de ovo

 

Para o recheio:
1 kg de grão cozido (pode ser de lata)
1 kg de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
4 gemas
200 gr de amêndoa moída (este ingrediente é opcional)

 

Retire ao máximo a casca do grão, junte o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Leve ao lume e ferva durante aproximadamente 1 hora, mexendo sempre para não pegar. Retire do lume, junte as gemas e a amêndoa e leve novamente ao lume para que as gemas cozam. Deixe a mistura arrefecer.

Prepare a massa, amassando a banha com a farinha até estarem muito bem misturadas. Junte a água aos poucos, seguido dos restantes ingredientes. Amasse bem. Estique a massa e coloque porções do recheio separadas como se de um rissol se tratasse. Corte tipo almofada e frite. No final, polvilhe com açúcar a canela.

 

Fonte: asminhasreceitas.com

 

Publicado a: 18 de Dezembro de 2023

Por: Asminhasreceitas.com

Avalie o seu imóvel