Afinal, o que é a Euribor?

euribor-taxas-credito-habitacao-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Neste artigo damos a conhecer a taxa que tanto influencia os créditos à habitação.

Euribor é a abreviatura de European Interbank Offered Rate, trata-se de uma taxa de referência que resulta na média dos juros praticados por um conjunto de bancos europeus, relativamente aos empréstimos que estes realizam entre si.

A Federação Europeia de Bancos estabelece diariamente a taxa de juro de referência através da média das taxas de juro entre determinados bancos europeus, este valor diz respeito a diferentes prazos: uma semana, um mês, três, seis e doze meses.

Se vai recorrer ao crédito para comprar casa irá ter a Euribor lado a lado na sua negociação, o crédito é influenciado pelo Banco Central Europeu (BCE), ou seja, se existir uma necessidade do BCE em dinamizar a economia, as taxas de juro iram ter tendência a baixar para que a moeda fique mais acessível, caso contrário, se houver uma intenção em adotar medidas mais restritivas, para combater e conter a inflação, as taxas terão tendência a subir.

A evolução da taxa Euribor está diretamente relacionada com a subida ou descida da principal taxa de juro do BCE, se tem ou pensa ter um crédito habitação com taxa variável, a prestação que irá pagar vai ter o impacto da Euribor.


Ou seja, a tendência da Euribor vai ditar a tendência da taxa de juro do seu crédito.

 

 

Fonte: Supercasa.pt

Publicado a: 03 de Outubro de 2022

Por: Supercasa.pt

Avalie o seu imóvel