As cores para decorar a casa em 2024: Pantone e outras tendências
Apresentamos a lista perfeita de cores para usares no próximo ano e dar um novo tom a cada espaço, de acordo com o teu estilo.
Estamos prestes a terminar o ano e chegou a hora de pensar nas principais tendências de cores para a decoração da casa em 2024. Todos sabemos o quanto as cores exercem uma influência marcante nas nossas casas, e também no modo como influenciam o nosso bem-estar e qualidade de vida. Mas há uma que vai marcar a decoração em casa no ano de 2024, a 'Peach Fuzz'.
Porque queremos que as cores de 2024 despertem em ti as melhores sensações, vamos explorar a paleta do próximo ano e ajudar-te a descobrir os ambientes onde ficam melhor.
'Peach Fuzz': o tom de pêssego que ilumina alma
A Pantone elegeu a cor 'Peach Fuzz' como a vencedora da cor do ano em 2024. Falamos de um tom de pêssego suave, elegante e sensual que promete dar um toque de charme capaz de encher a alma.
Em contraste com a cor do ano de 2023 que assentava num vermelho saturado que representava o equílibrio entre os tons quentes e frios, este tom de pêssego vem acalmar as decorações misturando a sensualidade com carinho e e partilha.
E se estás a estranhar visualmente esta cor, prepara-te para a abraçares por toda a casa, incluindo na decoração de casas de banho modernas, porque este é o caso para dizer que "primeiro estranha-se, depois entranha-se".
Apricot Crush: uma mistura de tons quentes
Uma das tendências de cores de 2024, de acordo com Worth Global Style Network, será a Apricot Crush (ou Coloro 024-65-27). Trata-se de um misto excecional entre o tom acolhedor do damasco e a doçura do cor de laranja -, confirmando uma preferência crescente no mercado pelos tons alaranjados.
Esta cor traz flexibilidade e é um exemplo perfeito para a decoração de áreas interiores como exteriores. Podes utilizá-la, por exemplo, em espaços de convívio mais descontraídos, como a sala de jantar ou junto a churrasqueiras.
Este 'Apricot Crush', assim como outros tons alaranjados, podem ser acompanhados por materiais naturais, como troncos de madeira (que podem servir de mesas de apoio) ou juntamente com vidros para criar atmosferas cheias de ânimo.
Azul acinzentado: a transição sua para o novo ano
Uma das tendências de cores para a decoração de 2024 com o azul acinzentado, uma das cores mais sublimes e que fica bem em divisões onde o conforto e o descanso são uma prioridade. Este tom claro e frio promete criar uma atmosfera serena e dará alguma frescura para a vida daqueles que, infelizmente, vivem sempre com pressa.
O azul acizentando é perfeitamente combinável com texturas suaves, como o linho e o algodão e proporciona uma transição fantásticas para receberes as boas energias do novo ano. Ideal para ter quartos decorados em tons de cinza com um toque de azul à mistura, esta é uma boa aposta para o próximo ano.
Azul celeste para um 2024 mais vibrante
Em comparação com o azul mais acinzentado, o azul celeste promete deixar os espaços vivos e até vibrantes. É o tipo de cor que fica bem com qualquer altura, sobretudo em divisões pensadas para os convívios familiares, como na decoração da sala de estar ou até mesmo nas divisões partilhadas em residências de estudantes.
A aplicação deste azul na decoração da casa ficará completa quando apostares por outros materiais leves, como o veludo e materiais metálicos, que conferem um toque igualmente moderno. Poderás utilizá-lo em almofadas, tapetes, cortinas e outros acessórios decorativos, pois é efetivamente uma cor versátil.
Verde para quem coloca a natureza em primeiro lugar
Se quiseres renovar os ambientes interiores da tua casa e deixá-los sempre prontos para festas a melhor opção é escolher o tom alegre e animado, como é exemplo o verde menta. É uma opção bastante simpática que pode ser utilizada em decoração de cozinhas ou no teu espaço de trabalho.
O verde jade, por sua vez, promete tornar as salas ainda mais apelativas, especialmente quando for combinado com detalhes dourados e onde também podes colocar algumas plantas, que tornarão qualquer ambiente mais próximo à natureza.
Lavanda: para um 2024 cheio de elegância
A lavanda, uma das cores que tem encantado os fãs de Taylor Swift, promete intensificar a tua paleta de cores de decoração em 2024. Apesar de estar associada à calma e tranquilidade, também acrescenta alguma sofisticação às divisões da casa, principalmente quando quiseres utilizar em algum detalhe - uma ideia é colocá-lo na casa de banho.
E para quem ainda tem dúvidas, esta é uma tonalidade que se mistura bem com os tons de rosa, branco e até preto. Desde as almofadas mais macias aos cortinados ondulados, os tons de lavanda adicionam beleza a qualquer espaço.
Mel: para maior a suavidade da decoração
O castanho mel é uma das cores mais quentes para 2024. Oferece neutralidade a espaços como salas de estar e quartos de dormir e, pelo seu dinamismo, pode ser aplicado em longas superfícies como paredes bastante altas. Também há quem esteja a pensar utilizar no mobiliário ou detalhes de peças de decoração.
Em sintonia com o castanho mel, destacamos o tom Limitless, um bege sofisticado que promete conquistar quem procura um ar subtil dos seus interiores. Este bege é dinâmico e combina na perfeição com outros tons sóbrios, apresentando-se como uma escolha versátil para quem tem diferentes estilos de decoração em casa.
Rosa coral: a cor menos convencional de 2024
Se o rosa foi, sem dúvida, uma das cores em foco em 2023, podemos afirmar que o rosa coral manterá viva a tendência e promete destacar-se na paleta de cores para decoração em 2024. Esta tonalidade neutra, revela-se essencial em ambientes que estão a precisar de personalização, como hall de entradas.
Já imaginaste abrir a porta da garagem da tua casa e contemplar este rosa coral nas paredes ou nos móveis? Será certamente uma experiência agradável, confirmando a tonalidade como uma escolha distinta mesmo naquelas divisões onde inicialmente ninguém a associaria.
Independentemente da tua escolha, é fácil perceber como a paletas de cores, que serão tendência da decoração em 2024, é variada. Mas nunca te esqueças: é essencial que cada ambiente reflita o teu estilo e, responda às tuas exigências.
Fonte: Idealista.pt
Publicado a: 18 de Dezembro de 2023
Por: Idealista.pt