Atividades para as crianças: DIY decorativos para o verão

atividadescriancas-gomesdasilva-1

Viver com crianças é um desafio e nem sempre é fácil arranjar atividades para as entreter e manter interessadas. Com o aproximar do fim do período escolar, muitos são os miúdos que acabam por ficar em casa, o que significa que os país têm de ser criativos para ocupar o tempo livre dos filhos.

Por isso, reunimos 4 sugestões de trabalhos manuais que se podem transformar em itens coloridos e divertidos de decoração da casa. A imaginação e criatividade dos mais pequenos é crucial para o sucesso destes trabalhos, mas lembre-se que os aspirantes a artistas devem sempre contar com a supervisão e ajuda de um adulto. E porque o mês de junho marca a chegada do verão, todas as nossas dicas vão buscar inspiração aos símbolos do tempo quente.

 

 

Crie uma grinalda de barcos de papel para o quarto da criança

 

Na escola os miúdos aprendem que um conjunto de barcos é apelidado de 'armada'. É impossível incorporar uma armada real na decoração da casa, mas com a ajuda dos barcos de papel, um dos ícones da infância de qualquer miúdo, é possível criar uma grinalda de encher o olho para decorar o quarto das crianças.

 

Todos nós os aprendemos a fazer com o normal papel branco, mas a verdade é que o simples origami pode ganhar outra vida se unirmos forças e aliarmos a criatividade dos mais novos à perícia dos graúdos. Os país devem acompanhar o processo na fase inicial e na fase final, ou seja, na construção dos origamis e na "montagem da grinalda". Já os miúdos têm a tarefa de escolher o tipo de papel dos ditos cujos - cartolinas, papel colorido, papel branco - e tratar de os enfeitar à sua maneira.

 

Os materiais necessários serão:

  • Papel de diferentes tipos;
  • Um furador para perfurar as extremidades dos barcos;
  • Fio para pendurar ligar todas as obras de arte na grinalda;
  • Materiais para decorar os origami, como purpurinas, lápis de cor, feltro, fitas adesivas com padrões, carimbos, marcadores, lápis de cera e outro tipo de produtos que façam sentido e que tenha por casa.

Quando chegar a altura de construir a grinalda, os país não devem dispensar a ajuda dos mais pequenos, sobretudo na hora de pendurar a obra de arte nas paredes do quarto: as crianças é que sabem onde o fazer!

 

 

Decore conchas apanhadas na praia

 

Este DIY envolve um passeio pela praia em família, algum tempo numa caça ao tesouro - as crianças adoram este tipo de atividades - e tintas, missangas ou autocolantes que já tenha por cá. Há lá trabalho manual mais típico do Verão do que decorar conchas? São grátis, as crianças adoram-nas, vem em diferentes formatos e tamanhos e caem em bem em qualquer tipo de decoração. Além do mais, depois de finalizadas podem ser utilizadas para criar peças únicas como colares, apanha sonhos e molduras. Mas também ficam muito bem num centro de mesa ou a decorar os vasos das suas plantas.

 

Seja como for esta atividade é muito fácil de organizar e é ótima para estimular a criatividade das crianças. Certifique-se que está perto dos mais pequenos durante o processo para garantir que não haverá nenhum acidente. Os materiais necessários são:

  • Conchas de vários tamanhos e feitios
  • Tintas de várias cores, missangas ou autocolantes
  • Cola para fixar as missangas
  • Pinceis

 

Traga o mar para casa com um aquário

 

Já aqui falamos do apreço dos mais pequenos por conchas, afeição essa que também se estende à praia e ao mar. É rara a criança que durante o Verão não peça para ir a banhos, o que é bom sinal. Para os país é uma boa oportunidade para nos dias em que isso não é possível, tentar contornar a situação com um 'oceano caseiro'. Calma, a ideia não é construir uma piscina na sua sala de estar, nem tão pouco trazer o mar para dentro de casa, até porque isso é impossível. Mas pode fazer uma réplica com a ajuda das crianças, que pode tornar-se no seu novo centro de mesa vernante bem apelativo.

 

Para este projeto é fundamental contar, claro está, com a ajuda das crianças, mas participar em todas as fases. Os materiais que vai precisar são:

  • Um aquário: mais pequeno ou maior, depende da sua preferência;
  • Água: pode até reutilizar água da chuva ou de aquecer o banho;
  • Corante alimentar azul: para dar cor ao mar caseiro;
  • Areia da praia, conchas e pedras: para sentir que está a trazer mesmo a praia para casa;
  • Um peixe de borracha, que pode pendurar com fio de pesca e fita cola ao topo do aquário. É opcional mas os miúdos vão adorar.

Este projeto é divertido durante a sua execução e depois de feito irá fazer as delícias das crianças - arriscamos a dizer que com a sua imaginação fértil vão inventar histórias maravilhosas para esta criação.

 

 

Reutilize telas velhas para pintar frutas de verão

 

Se é daqueles pais que está sempre a tentar incutir no seus filhos o gosto por frutas (e legumes, vá), então porque não pintá-los em telas e pendurá-las nas paredes da sua cozinha para estimular o apetite dos mais pequenos? Para este projeto precisa de algum jeito para o desenho ou de se ajeitar com o papel vegetal para copiar ilustrações que encontre pelo Pinterest. Escolha frutas coloridas: melancia, kiwi, abacate ,limão, laranja, morango, papaia.

 

Pode reutilizar telas antigas que tenha por casa e às quais já não dê uso, basta pintar de branco, fazer o esboço do desenho a lápis e depois a tinta preta, deixar secar e passar o pincel ás a crianças para darem largas à sua imaginação na fase da pintura.

 

Os materiais para este projeto são:

  • Telas de vários tamanhos;
  • Tintas e pincéis;
  • Imagens de frutas para referência;
  • Lápis para fazer um esboço;
  • Papel vegetal, para quem não tem talento para desenhar

Et voilá! Depois é só descobrir o melhor local da cozinha, agarrar num martelo e em pregos e expor as obras de arte!

 

Fonte: Imovirtual.com

Publicado a: 07 de Junho de 2021

Por: Imovirtual.com

Avalie o seu imóvel