Braga e Guimarães juntam-se para valorizar Sacro Montes

gomesdasilva-gds-braga-1

Plano engloba Bom Jesus, Sameiro, Falperra, Citânia de Briteiros e o Castro de Sabroso

O executivo de vereadores da Câmara de Braga discute e vota, segunda-feira, o Programa Intermunicipal para os Sacro Montes, sob o lema “dois territórios e uma paisagem”, envolvendo os Municípios de Braga e de Guimarães, e em parceria com a CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

 

Fonte camarária disse a O MINHO que o programa, o primeiro do género no país, incidirá sobre a salvaguarda e valorização de toda a encosta dos santuários. Corresponde a uma área de 2.665 hectares, que inclui o Santuário do Bom Jesus do Monte, o Santuário Nossa Senhora do Sameiro e a Capela de Santa Maria Madalena da Falperra.

 

O projeto, que deu os primeiros passos em 2017, envolve, ainda, conjuntos rurais de elevado valor patrimonial como os Moinhos de Portuguediz, a Citânia de Briteiros e o Castro de Sabroso.

 

“O monte da Falperra e seu sopé tem sido a separação natural entre Braga e Guimarães, mas também a escolha natural para a implantação de vários santuários, que no decurso do tempo adquiriram grande importância paisagística, cultural, ambiental e peregrinatória”, lê-se na proposta que vai à reunião.

 

Nesse sentido, o Plano Diretor Municipal de Braga já havia distinguido esta subunidade de paisagem, dedicando-lhe uma unidade operativa de planeamento e gestão. Contudo, o valor desta área transcende os limites do concelho, merecendo uma intervenção e manutenção integradora por parte de todos os agentes que intervêm no território.

 

Obtida já a autorização por parte da Comissão de Coordenação para a abertura do procedimento de elaboração do programa e da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, e aberto já o procedimento em reunião de executivo, está previsto em 2021 ser dada continuidade à elaboração do Programa.

 

A reunião acontecerá por videoconferência com início às 09:30. Em análise, entre outros assuntos, estarão a adesão do Município ao pacto Português para os Plásticos, pedidos de isenção de taxas municipais e propostas de apoios financeiros a entidades.

 

Fonte: ominho.pt

Publicado a: 11 de Dezembro de 2020

Por: ominho.pt

Avalie o seu imóvel