Braga entre as cidades com mais qualidade de vida

braga-gomesdasilva-1

Bracarenses são dos mais satisfeitos nas 12 capitais de distrito avaliadas pela Deco. Educação, Serviços de Saúde e Emprego em destaque.

Estudo da Deco Proteste revela que os bracarenses são dos mais satisfeitos com o local em que vivem. Braga surge na segunda posição - partilhada com a cidade de Leiria - num estudo que avaliou a qualidade de vida em 12 capitais de distrito tendo em conta dez vertentes, entre as quais o custo de vida, a segurança, a criminalidade e limpeza, que se revelam como as que têm mais impacto na qualidade de vida dos seus habitantes.


Braga obteve uma pontuação de 7,1 (numa escala de 0 a 10), com um nível de satisfação “acima da média”, de acordo com o estudo, ficando acima de cidades como Lisboa (6,2) ou Porto (6,5).


Viana do Castelo surge também com uma pontuação acima da média (7,0), logo abaixo da cidade bracarense.


Por cada área avaliada, foi perguntado aos 3500 portugueses que participaram neste inquérito qual a avaliação que faziam entre o momento em que responderam (final de 2020) e o período imediatamente anterior à pandemia.


É nas vertentes da Educação, Serviços de Saúde, Emprego e Mercado de Trabalho onde a cidade bracarense mais se destaca, ficando no topo das doze cidades avaliadas: Viseu,Leiria, Braga, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Faro, Setúbal, Porto, Lisboa e Évora.


Na vertente da Educação, Braga surge no topo da tabela com 7,5 percentuais. Viana do Castelo conta apenas com menos um ponto percentual.
Braga e Coimbra lideram também a lista na vertente dos Serviços de Saúde, com 7,0%.


A cidade dos Arcebispos também dá ‘cartas’ na vertente do Emprego e Mercado de Trabalho ao surgir na primeiro posição, acima de cidades como Lisboa (6,25).


Apesar de não ocupar o primeiro lugar, Braga surge também nos lugares cimeiros na Cultura, Desporto e Lazer, ocupando o segundo lugar (7,1), só ultrapassada por Lisboa (7,6%); no Custo de Vida, classificando-se em terceira posição (6,2%) e no Mercado da Habitação, onde ocupa o segundo lugar.


No que diz respeito à Limpeza e Gestão de Resíduos, Braga surge em quarto lugar. Na Mobilidade desce ao sexto lugar, sendo ultrapassada pela cidade de Viana do Castelo que se posiciona na terceira posição.


É no sector da segurança onde a cidade bracarense obtém resultados menos satisfatórios. De acordo com o estudo em causa, mais de um terço dos inquiridos de Braga consideraram que a segurança diminuiu com a pandemia.


Entre os inquiridos foi unânime que a crise do coronavírus diminuiu a qualidade de vida em todas as cidades, enquanto que nos anos anteriores se tinha mantido relativamente estável, só com algumas subidas e descidas ligeiras em certos centros.


Questionados sobre o desempenho das câmaras perante os desafios originados pela pandemia, verificou-se uma diminuição da satisfação em geral.

 

Fonte: CorreiodoMinho.pt

Publicado a: 30 de Março de 2021

Por: Correio do Minho

Avalie o seu imóvel