Braga espera melhor ano de sempre na ocupação turística

turismo-braga-gds-imobiliaria-gds-seguros-gomes-da-silva-1

A Associação Empresarial de Braga (AEB) prevê que 2023 seja o “melhor ano de sempre” em termos de ocupação turística e que sejam superadas as 700 mil dormidas, o que permitirá bater as 639 mil registadas em 2019.

No primeiro semestre deste ano, Braga registou 285.845 dormidas, traduzindo uma subida de 6,3% em relação ao período homólogo de 2022. O número de hóspedes subiu 7,8%.

 

“O contributo do turismo para o desenvolvimento transversal da economia bracarense será evidente e incontornável nas próximas décadas”, defendeu o presidente da AEB, à margem da apresentação do estudo “Perceção dos Bracarenses sobre o Turismo”, que foi apresentado esta segunda-feira e avaliou a opinião dos residentes sobre o impacto do setor turístico.

 

Segundo Daniel Vilaça, a evolução do turismo em Braga fica igualmente marcada por uma “dinâmica de maior equilíbrio face às origens dos hóspedes” que procuram a cidade. “Em 2023, pela primeira vez, o número de dormidas de estrangeiros foi superior ao número de dormidas de cidadãos nacionais”, enalteceu o presidente da AEB. Espanha continua a ser o “mercado emissor internacional mais relevante”.

 

Avaliação positiva dos residentes

 

O estudo que a AEB encomendou à Universidade Católica Portuguesa, realizado a partir de um questionário feito a 323 residentes em Braga, mostra que 89,2% dos inquiridos tem uma “opinião positiva ou muito positiva” sobre o aumento da procura turística. 85,4% considera que o turismo deu maior dinamismo cultural à cidade e que permitiu revitalizar o património (71,2%).

 

A especulação imobiliária e a diminuição de alojamento para residentes (86,6% e 85,1%, respetivamente) são as maiores preocupações. Há ainda 83% dos inquiridos que apontam a sobrelotação dos espaços – nomeadamente lojas ou restaurantes – como impacto negativo provocado pelo aumento do número de turistas.

 

 

Fonte: jn.pt

Publicado a: 24 de Outubro de 2023

Por: jn.pt

Avalie o seu imóvel