Calor começa hoje a ‘apertar’. IPMA já emitiu aviso amarelo para o Minho

calor-extremo

Máximas vão chegar aos 38 graus

 

As temperaturas começam a subir esta quinta-feira, aumentando em média 10 graus Celsius até ao fim de semana, o que já levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir aviso amarelo para o Minho no sábado, dia em que o calor vai ‘apertar’ mais.

 

Como O MINHO noticiou, em Braga as máximas deverão chegar aos 36ºC e em Viana do Castelo aos 27ºC, no fim de semana. Mas em zonas mais interiores do Alto Minho, como Valença e Monção, os valores mais altos poderão chegar aos 37ºC e 38ºC, respetivamente.

 

 

O aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo estará em vigor entre as 09:00 de sábado e a meia-noite, devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Possível onda de calor e aumento do risco de incêndio

 

Em declarações à Lusa, a meteorologista Ângela Lourenço destacou que estas condições meteorológicas com tempo mais quente e seco e acompanhado pontualmente de vento mais forte vão agravar o perigo de incêndio rural.

“Vamos ter dias e noites muito quentes a abranger quase todo o território no sábado e no domingo, havendo a possibilidade de o início da semana continuar quente. Do ponto de vista formal possivelmente vai haver aqui um episódio que pode configurar uma onda de calor”, disse.

 

A definição técnica de “onda de calor” é quando, em seis dias consecutivos, são registados valores de temperatura pelo menos cinco graus acima da média para a altura do ano.

 

Cinco distritos sob aviso laranja

 

O IPMA emitiu aviso para todos os distritos de Portugal continental no sábado, cinco deles laranja e os restantes amarelos.

Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja devido “à persistência de valores elevados da temperatura máxima” entre a meia-noite de sábado e a de domingo.

Entre as 09:00 da manhã de sexta-feira e as 00:00 de sábado, estes cinco distritos estão sob aviso amarelo.

Entre a mesma hora de sexta-feira e as 00:00 de domingo, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa e Castelo Branco estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente.

 

As temperaturas vão disparar este fim de semana e não é só o termómetro que merece atenção. É fundamental saber como lidar com o calor extremo. Desde hidratação até aos cuidados com os mais vulneráveis, há pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença.


Consulta aqui os 11 conselhos da DGS para enfrentar o tempo quente.



Publicado a: 26 de Junho de 2025

Por: O Minho

Avalie o seu imóvel