Casa protegida: 6 dicas para evitar incêndios e acidentes domésticos

casa-protegida-incendio-gds-imobiliaria-gds-seguros-gomes-da-silva-gds-braga-1

Evitar a sobrecarga em tomadas ou acender uma simples vela na divisão nas condições erradas pode causar a proliferação de um incêndio. Saiba como evitar o problema.

Como muita gente ainda permanece em casa devido à Covid-19, o uso excessivo e incorreto de eletrodomésticos, equipamentos eletrónicos, fogão e até do álcool em gel pode causar incêndios e outros acidentes domésticos. 
 
Neste sentido, apresentamos um conjunto de 6 dicas para evitar o problema.
 
 
#1. Cuidado com o uso excessivo de álcool
O álcool 70% líquido é adequado para a limpeza de superfícies e objetos. Contudo, é necessário certos cuidados na sua utilização em ambientes totalmente fechados. Ao passar álcool em alguma superfície, tome cuidado na hora de acender um cigarro ou valide se não está perto de um lugar inflamável.
 
Já o álcool em gel, recomendado para a higienização das mãos, deve ser mantido longe de produtos inflamáveis. Além disso, é preferível lavar as mãos com água e sabão sempre que estiver em casa, deixando o álcool em gel para levar no mercado ou farmácia. 
 
 
#2. Evitar a sobrecarga em tomadas
Televisão, computador, carregador de telemóvel ou outro eletrodoméstico são equipamentos usados em casa ao mesmo tempos, sobrecarregando a rede elétrica. Se possível, ligar na tomada apenas os equipamentos que for usar, um de cada vez. 
 
Ter cuidado extra nas extensões, que devem ser usados sem sobrecarregar demais a tomada.
 
 
#3. Fazer vistorias e manutenção 
A instalações elétricas muito antigas podem criar um princípio de incêndio. Assim, é preciso manter a vistoria de equipamentos e sistemas sempre em dia. 
 
Outro componente que pode criar incêndios domésticos é a falta de estruturas adequadas e regularizadas para as pessoas morarem. Em regiões mais pobres, é comum encontrar residências impróprias, com diversas pessoas a habitarem na mesma divisão. É um cenário muito complicado, uma vez que caso aconteça um incêndio numa casa, ele pode se alastrar rapidamente, colocando muitas vidas em risco.
 
 
#4. Cuidado com velas e o gás
Após cozinhar ou usar o forno, certifique-se sempre de fechar o gás para evitar vazamentos e possíveis incêndios. Se for acender velas, deixe-as longe de cortinas e tecidos que poderiam pegar fogo.
 
 
#5. Manter as crianças longe do fogo
Os pequenos podem ajudar a cozinhar, no entanto, é essencial que fiquem longe das chamas do fogão e dos cabos de panelas. Outra recomendação é deixar isqueiros, fósforos e produtos inflamáveis fora do alcance das crianças. 
 
 
#6. Evitar queimar coisas em casa
Efetuar uma fogueira ou colocar certos objetos na lareira não é recomendado, uma vez que o fogo pode se alastrar pela casa. Também evite fazer fogueiras para queimar qualquer tipo de papel.
 
 
Fonte: Supercasa.pt

Publicado a: 26 de Abril de 2022

Por: Supercasa.pt

Avalie o seu imóvel