Casa sustentável: Dicas para um verão eficiente

casa-eficiente-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Para assinalar a recente chegada do verão, a Vulcano preparou conselhos úteis para promover momentos de conforto naquela que é, por muitos, a tão esperada estação do ano.

O verão é, habitualmente, sinónimo de temperaturas mais elevadas e, como tal, a utilização do ar condicionado é uma prática recorrente de forma a criar ambientes de conforto e capazes de promover o bem-estar, segundo um comunicado enviado ao SUPERCASA Notícias.
 
Uma questão associada muitas vezes a este tema é a sustentabilidade e o consumo energético. Por isso, para assinalar a chegada do verão, a Vulcano selecionou cinco dicas para aliar a sustentabilidade a um símbolo de conforto desta estação, o ar condicionado.

 

#1: Escolha o modelo que mais se adequa às suas necessidades: É importante ter em conta as dimensões e o número de divisões a climatizar.

 

#2: Isolar: É importante que a divisão que pretende arrefecer fique isolada, com a porta fechada, se for possível, pois isso faz com que a temperatura desejada seja atingida mais rapidamente.

 

#3: Temperatura ideal: O ar condicionado não deverá ser usado na temperatura mais baixa, uma vez que além de não arrefecer o ambiente mais depressa, provocará um aumento do consumo de energia. Durante o verão, a temperatura ideal encontra-se em torno dos 24 °C, por exemplo.

 

#4: Instalação: Associado à necessidade de instalação por profissionais especializados, até porque uma instalação feita de forma errada pode aumentar o consumo energético, é importante ter em conta alguns pontos como a zona específica em que fica o aparelho, pois existem algumas especificidades que permitem aumentar o nível de conforto, como garantir uma correta distribuição de ar e evitar a interferência com outros equipamentos que difundam calor.

 

#5: Tecnologia e manutenção: É importante que o equipamento possa obedecer a critérios, com uma tecnologia suficientemente desenvolvida para permitir maior poupança energética, assim como é muito relevante também que seja feita uma manutenção com limpeza periódica de filtros, crucial para permitir desobstrução das saídas de ar e maior eficiência.

Publicado a: 30 de Junho de 2022

Por: Supercasa.pt

Avalie o seu imóvel