
Churrascos em apartamentos com terraço, é possível?
Qualquer pessoa, independentemente de morar numa vivenda ou prédio, pode fazer grelhados em casa. Mas há dicas a ter em conta.
O verão chegou e trouxe consigo o calor, que parece ter vindo para ficar. É uma época do ano propícia a momentos de convívio entre familiares e amigos que se juntam, muitas vezes, em redor de um grelhador ou de um barbecue. Afinal, uma churrascada é “sinónimo”, para muitas pessoas, de férias. Mas será que uma pessoa que vive num apartamento com terraço pode fazer churrascos? No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto. Toma nota.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Vivi durante 10 anos numa casa com um pequeno jardim, onde habitualmente fazíamos grelhados. No início deste ano, mudei para um apartamento com um terraço grande. Consegui instalar aqui um espaço para refeições com um pequeno barbecue. A semana passada decidimos festejar com uma sardinhada, mas alguns familiares alertaram-me para o facto de não ser possível fazer grelhados ou churrascadas em apartamentos, sobretudo pelos vizinhos. É verdade? O que devo fazer?
Começamos por esclarecer que qualquer cidadão, independentemente de habitar em vivenda unifamiliar ou em prédios, tem o direito de fazer grelhados ou churrascos. Para gozar em pleno desse direito, apenas terás de assegurar que o vosso convívio não incomode os vizinhos, nem desrespeite as normas do condomínio.
A emissão de fumo, fuligem, vapores, cheiros, calor, ruídos ou quaisquer ocorrências que possam prejudicar os vizinhos são situações que a lei proíbe. Aproveitamos para esclarecer que o conceito de vizinho não se refere apenas aos outros condóminos, mas também a todas as pessoas que vivem nas redondezas do apartamento.

Para que passes alegre e tranquilamente o verão no teu novo espaço, deixamos algumas dicas:
- Informa-te sobre a existência de regras específicas do condomínio em relação a este tipo de convívio;
- Se houver no prédio um espaço comum destinado a este tipo de atividade, também poderás usufruir. Apenas terás de cumprir as normas instituídas no regulamento do condomínio;
- Caso a tua churrasqueira, barbecue ou grelhador esteja fixa no terraço, avalia a possibilidade de instalar placas de vidro temperado nas laterais. Assim acautelarás os problemas do fumo, calor e cheiros;
- Podes optar, pelo mesmo de vez em quando, por um grelhador elétrico. Sem o uso do carvão há menos fumo;
- No caso dos grelhadores portáteis, mas a carvão, é recomendável que procures grelhas específicas, que impeçam que a gordura caia sobre as brasas, originando o indesejado fumo;
- A escolha de alimentos como bifes, espetadas, legumes ou fruta em detrimento do peixe ou marisco é preferível, tendo em conta que originam menos cheiros.
Cumpre as regras e goza bem o mês de agosto! Informa-te connosco.
*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
Fonte: Idealista.pt
Publicado a: 08 de Agosto de 2023
Por: Idealista.pt