Como acabar com a humidade em casa? Descubra uma solução natural

plantas-humidade-casa-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

A humidade é um desafio que muitas pessoas enfrentam, mas há uma solução simples que te poderá ajudar. Desvendamos o segredo.

Acabar com a humidade em casa é um desafio comum enfrentado por muitas pessoas. A presença de humidade excessiva pode levar a diversos problemas de saúde, mofo e até mesmo danos estruturais. Sabemos que a humidade nas paredes de casa marca uma presença mais assídua durante os dias frios e chuvosos do inverno, no entanto, para quem vive perto do mar ou em zonas mais húmidas, este problema pode persistir durante todo o ano.

 

Perceber o que causa a humidade, pode ser meio caminho para encontrar a solução. Neste artigo vamos descobrir como identificar seus sinais e, finalmente, como utilizar plantas desumidificadoras para obter um ambiente mais seco e saudável.  

 

 

Plantas desumidificadoras: como acabar com a humidade em casa

 

Hera trepadeira
 Pexels
 

As plantas desumidificadoras surgem como uma solução ecológica e eficiente para acabar com a humidade em casa. Este tipo de plantas têm a capacidade de absorver a humidade do ambiente, ajudando a manter o equilíbrio e por isso, deves considerar levá-las para casa:

 

Redução da humidade do ambiente: Um dos principais benefícios deste tipo de plantas é a capacidade de extrair a humidade do ambiente. Isto ocorre através das raízes e das folhas, que têm propriedades higroscópicas, ou seja, atraem e retêm a água do ar, ajudando a reduzir a humidade geral.

 

Prevenção de mofo e bolor: As plantas desumidificadoras, ao reduzirem a humidade, ajudam a criar condições menos favoráveis ao desenvolvimento de mofo e bolor. Assim, a presença destas plantas em casa pode ajudar a evitar o surgimento de problemas de saúde.

 

Melhoria da qualidade do ar: As plantas que tiram a humidade de casa também contribuem para a melhoria da qualidade do ar, através da liberação de oxigénio e purificação do ambiente aliviando alergias e algum possível desconforto respiratório, proporcionando um ambiente mais saudável.

 

 

5 plantas que reduzem humidade

 

Crisântemo para acabar com a humidade
 Pixabay
 

Além de ajudarem a combater a humidade, as plantas desumidificadoras também melhoram a qualidade do ar, decoram a casa e trazem uma sensação de bem-estar. Estas são algumas espécies de plantas que ajudam a reduzir a humidade em casa:

  • Palmeira Areca: esta planta tropical é conhecida pela sua capacidade de purificar o ar e remover a humidade. As suas folhas verdes e exuberantes também conferem beleza ao ambiente.
  • Hera Inglesa: a Hеrа Inglesa é uma planta trepadeira que absorve a água presente no ar e é capaz de a transformar em energia para o seu próprio crescimento, auxiliando na redução de humidade do ambiente.
  • Espada-de-São-Jorge: conhecida pela sua resistência e facilidade de cuidado, essa planta também é eficaz na purificação do ar e na remoção da humidade excessiva.
  • Crisântemo: com as suas flores coloridas, o crisântemo não só é uma planta ornamental, como também uma aliada na luta contra a humidade, absorvendo-a e liberando oxigénio puro.
  • Lírio da Paz (Spathiphyllum): além de ser uma planta elegante, a Peace Lily é capaz de absorver a água e a humidade do ar, ajudando a manter um ambiente equilibrado e saudável.

 

Estas plantas são apenas algumas das muitas opções disponíveis para ajudar a combater a humidade de forma natural e sustentável. Experimenta incluí-las na tua casa e comprova a diferença. Para aproveitares totalmente os benefícios destas plantas que reduzem a humidade, é importante posicioná-las em locais estratégicos e cuidar adequadamente das suas necessidades específicas.

 

 

Plantas que evitam o mofo

 

Ter bambo em casa
 Unsplash
 

As plantas que evitam mofo são excelentes aliadas na luta contra o cheiro a mofo que se entranha e melhoram significativamente a qualidade do ar na tua casa. Essas plantas apresentam características específicas que te ajudam a superar estes desafios.

 

Algumas das plantas mais eficazes para combater o mofo incluem:

  • Palmeira-areca: esta planta tropical é conhecida pela sua capacidade de absorver a humidade do ambiente e é fácil de cuidar.
  • Samambaia: as samambaias são plantas muito comuns em áreas húmidas e o seu excelente sistema de raízes ajuda a evitar a retenção de água.
  • Lírio-do- brejo: além de absorver a humidade, o lírio-do-brejo também ajuda a purificar o ar de toxinas encontradas nos móveis e produtos de limpeza.
  • Bambu: o bambu é conhecido pelas suas qualidades purificadoras de ar e alta taxa de transpiração.

 

Desumidificador Vs. Plantas desumidificadoras

 

Esta é uma comparação importante que deve ser feita quando se procura uma solução eficaz e natural para acabar com a humidade em casa. Ambos têm as suas vantagens e desvantagens, sendo essencial entender as suas diferenças para tomar a decisão mais adequada.

 

Os desumidificadores são aparelhos elétricos projetados especificamente para remover a humidade do ar. Eles funcionam atraindo e condensando a água presente no ar, armazenando-a num reservatório que deve ser esvaziado regularmente. Embora eficazes, os desumidificadores consomem energia e podem representar um aumento na conta de eletricidade. Além disso, são aparelhos que emitem ruídos durante o seu funcionamento e exigem manutenção periódica.

 

Desumidificador em casa
 Desumidificador HomCom
 

Por outro lado, as plantas desumidificadoras são uma solução mais ecológica e sustentável. Elas absorvem a humidade do ambiente através de suas folhas e raízes, contribuindo para o equilíbrio do ar na casa.

 

As plantas possuem a vantagem de serem silenciosas, esteticamente agradáveis e algumas delas também podem purificar o ar de poluentes e odores indesejados. Entre as desvantagens, podemos referir a necessidade de cuidados e manutenção específica de cada espécie, como regas regulares e exposição adequada à luz solar.

 

 

Lírio da paz em casa
 Pxhere
 

A escolha entre desumidificador e plantas desumidificadoras depende das necessidades e preferências de cada pessoa. Se procuras uma solução de fácil manuseio e alta potência, o desumidificador pode ser a melhor escolha. Contudo, se optares por uma solução mais natural e ecológica, as plantas desumidificadoras são ideais além de que te poderão ajudar a poupar algum dinheiro no fim do mês.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 12 de Maio de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel