Como decorar o terraço: sete erros a evitar

terraco-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Os erros comuns que devem ser evitados para conseguir um terraço perfeito para passar o verão. Eis o que deves saber.

Mobilar e decorar um terraço parece simples e há uma tendência a acreditar que não requer o mesmo empenho que um espaço interior. Na verdade, para conseguir um ambiente ao ar livre verdadeiramente bem-sucedido, é preciso estar atento a diferentes detalhes. Os especialistas da Habitissimo identificaram uma série de erros comuns que devem ser evitados para conseguir um terraço perfeito para passar o verão. 

 

 

1.Não decidir de imediato a utilização do terraço

 

A primeira pergunta a fazer para não cometer erros na hora de mobilar o terraço é o uso que lhe queres dar. Ter ideias claras desde o início ajuda muito no processo de design. Em seguida, terás que tomar decisões, talvez até desistir de uma ideia inicial se não tiveres espaço suficiente para realizá-la ou se for incompatível com o próprio terraço. Se não sabes exatamente para que vais usar o terraço, é melhor agir com calma, inserindo alguns elementos que podem ser facilmente integrados em futuras escolhas.

decorar a varanda
Unsplash

 

2. Não iluminar adequadamente o terraço

 

iluminação do terraço é um dos aspetos mais negligenciados quando se considera este espaço. Para não ficar sem ou com pouca luz, é preciso planear, dependendo da estrutura do terraço e do uso predominante desse espaço. Além da iluminação básica que permite uma boa visão, usa luzes decorativas como cordões de lâmpadas e algumas lanternas para dar um toque especial às noites de verão.

iluminação de exterior
Unsplash

 

3. Usar móveis de exterior inadequados

 

Decorar o exterior requer um processo semelhante ao mobilar um interior. No entanto, isso não significa que os móveis projetados para mobilar a sala de estar ou de jantar também sejam adequados para o terraço. Quando se trata de materiais e acabamentos, eles devem ser resistentes às intempéries, por exemplo.

móveis de exterior
Unsplash

 

4. Não respeitar as proporções

 

Não importa se o terraço é pequeno ou grande, para que o ambiente seja harmonioso, as dimensões do que vai caber devem ser criteriosamente selecionadas. Ocupar todo o espaço com móveis volumosos pode tornar o terraço muito desconfortável de usar. Para obter um bom efeito, calcula o espaço necessário, delimitando inclusive as diferentes áreas com tapetes exteriores.

decorar varandas
Unsplash

 

5. Cometer erros ao escolher plantas

 

Na onda de entusiasmo, corre-se o risco de escolher sem pensar muito quais as espécies mais adaptadas ao clima local e, mais especificamente, à exposição do terraço. Outro dos erros mais fáceis que podem ser cometidos é colocar muitas plantas no terraço ou, pelo contrário, colocar poucas. Para não errar, é necessário estabelecer quais áreas do terraço serão utilizadas para a vegetação.

mobiliário de exterior
Unsplash

 

6. Não pensar em proteção solar

 

Um dos erros mais "graves" que podem ser cometidos ao mobilar um terraço é não protegê-lo do sol. O risco é que se torne um espaço inutilizável, principalmente a meio do dia, quando faz muito calor. Os toldos, pérgulas, ou guarda-sóis de design, por outro lado, permitem usufruir deste espaço protegido dos raios solares, ajudando- também a ter mais privacidade.

como decorar exteriores
Unsplash

 

7. Não investir na decoração do terraço

 

É um erro muito comum decorar o terraço: não ter muito cuidado ao escolher todos aqueles elementos decorativos como almofadas, tapetes, vasos, luminárias, guarda-chuvas. No entanto, são precisamente estes detalhes que dão estilo ao terraço e o tornam confortável. Para criar um ambiente aconchegante, não é necessário exagerar nos acessórios. Identificar alguns elementos marcantes e colocá-los ao lado de outros mais básicos pode ser uma boa estratégia.

decorar a varanda

Publicado a: 04 de Julho de 2022

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel