Comprar casa para reabilitar: Vantagens

reabilitar-casa-restauro-vantagens-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Está mais que provado que imóveis em segunda mão, casas em ruínas ou terrenos com capacidade de construção serão sempre um negócio imbatível. Saiba as vantagens associadas a este tipo de investimento.

Investir em moradias, apartamentos ou terrenos continua atualmente, como foi no passado, o investimento mais interessante, mais seguro e com maior retorno. Essa rentabilidade é ainda maior no Norte de Portugal, onde os preços de compra são muito mais competitivos. Comprar, renovar e vender é a melhor estratégia para quem procura criar património e apostar em fontes de rendimento eficazes.

 
Neste sentido, como será possível fazer um bom investimento numa altura em que o preço das casas tem estado constantemente a aumentar? Ainda por cima, um estudo recente demonstrou que, nos últimos dez anos, a oferta de habitação em Portugal é muito inferior do que parece. Entre 2011 e 2021, o stock disponível de residências subiu de 5,88 milhões para 5,96 milhões. Ou seja, numa década foram disponibilizadas apenas mais 80 mil casas. E, desse universo, apenas um terço diz respeito a imóveis com menos de 20 anos.
 
Somados, estes fatores não beliscam minimamente o mercado imobiliário. Pelo contrário, reforçam ainda mais o potencial e a segurança do investimento. Desde que seja bem pensado e bem feito, principalmente se for investimento em renovação e reabilitação. 
 
Está mais que provado que imóveis em segunda mão, casas em ruínas ou terrenos com capacidade de construção serão sempre um negócio imbatível. O segredo está na localização e no preço de partida. Dependerá apenas da finalidade que se estabelecer e do tempo que se quiser investir. 
 
Não há nada de errado em dedicar dez anos a reabilitar uma casa, construindo-a à medida que vai poupando. O importante é ter a noção de que ter dinheiro parado no banco não traz qualquer rentabilidade. 
 
 
 
Reabilitar uma casa: O que fazer antes
 
O fator mais importante numa casa para reabilitar é exatamente o mesmo de uma casa para habitar: é sempre a localização que define o preço inicial e valorização futura. Por isso, comece por decidir o seu raio de ação.
 
Posteriormente, analise as condições em que se encontra o imóvel e faça contas ao que está disposto a gastar em três áreas fundamentais para a avaliação futura: arquiteto, engenheiro e empresa de construção. 
 
Depois, questione quanto poderá vir a valer o imóvel. Um bom profissional consegue antecipar-lhe o valor. 
 
Finalmente, estabeleça o seu objetivo final: colocar a casa no mercado turístico, apostar num inquilino de longo prazo, revender com uma boa margem de lucro, ou manter o imóvel para seu usufruto e da sua família durante os fins de semana e as férias. 
 
Seja qual for a escolha, estará sempre mais rico no fim da obra do que antes: ou ganhou uma fonte de rendimento, ou ganhou um bem para uma eventual transação futura. 
 
 
Fonte: Supercasa.pt

Publicado a: 17 de Maio de 2022

Por: Supercasa.pt

Avalie o seu imóvel