Comprar casa: Saiba como se preparar financeiramente para adquirir um imóvel

comprar-casa-financiamento-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

A compra do primeiro imóvel é um dos maiores sonhos de muitos, ainda sendo encarado como um desafio por alguns. É essencial considerar um planeamento financeiro e o processo de compra e venda. Descubra mais.

Para começar a sua procura, é necessário determinar uma meta de quanto será preciso economizar para a compra da casa. Por isso, comece por validar se o seu orçamento está nos planos.
 
 
Dicas para ter dinheiro necessário para a compra
 
Poupar: para quem procura o primeiro imóvel é importante que tenha o hábito de poupar dinheiro mensalmente, seja para pagar um imóvel ou pagar as parcelas do financiamento.
 
Economizar: para conseguir lidar com todas as despesas diárias e a compra da habitação, é necessário economizar, mesmo que seja em pequenas quantidades, como as contas de água e de luz, a fatura do cartão de crédito e compreender quais gastos podem ser reduzidos.   
 
Ter renda extra: considere investir o seu dinheiro; fazer cursos ou algo que possa auxiliar na evolução profissional e com isso exercer atividades extras para aumentar a fonte de rendimento
 
Também vale a pena analisar a região que gostaria de morar, imóvel novo ou usado, valorização do imóvel, pretensão de filhos, quantidade de carros, entre outros.
 
Esses pontos são essenciais para compreender o que se procura e o que atenderá as suas necessidades, evitando preocupações e arrependimentos futuros.
 
De averiguar também se a região é segura ou barulhenta. Para isso, pode passar pela região em diferentes horários do dia e da noite.
 
 
 
Verificar se o imóvel está no orçamento
 
Além do valor de compra do imóvel, deve-se ponderar custos de aquisição, como o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), o Imposto de Selo (IS) e o Imposto Municipal sobre imóveis (IMI). 
 
Além disso, no momento da compra devem ser tidos em consideração alguns pormenores.Por exemplo, se o imóvel for usado, é fundamental que seja notado o acabamento e se existem vazamentos ou reforma a ser feita.
 
E antes de fechar negócio, deve procurar validar se o imóvel está em conformidade com as leis e se o atual proprietário não possui dívidas que possam ser transferidas para si.
 
 
Fonte: Supercasa.pt

Publicado a: 18 de Maio de 2022

Por: Supercasa.pt

Avalie o seu imóvel