Conheça a lenda e o simbolismo do Galo de Barcelos
Ultrapassou a fronteira de Barcelos e depois, as fronteiras de Portugal. Hoje em dia, o Galo de Barcelos é um símbolo português que detém uma curiosa lenda.
Barcelos é uma terra de tradições onde se pode sentir o coração do Minho e percorrer diversos episódios da história de Portugal. Para além disto, também se pode destacar a sua comida e as suas belas paisagens repletas de verde e outras cores que transmitem vivacidade. Chegar aqui é chegar à terra do símbolo que identifica Portugal do resto do mundo – o famoso Galo de Barcelos.
Lenda do Galo de Barcelos
Conta a lenda que em um determinado momento da época medieval, ocorreu um crime que ninguém dali conseguia desvendar.
Entretanto, numa passagem pela cidade de Barcelos com destino a Santiago de Compostela, um jovem galego foi acusado pelos moradores e consequentemente, condenado à forca por um crime que alegava não ter cometido.
Perante estas circunstâncias, o jovem pediu que fosse levado à presença do juiz e nesse mesmo encontro, este apontou para um frango assado que se encontrava numa mesa de banquete e afirmou o seguinte:
“É tão certo eu estar inocente, como é certo esse galo cantar quando me enforcarem” – com isto surgiram várias risadas por parte de todos os presentes.
No momento em que o peregrino ia ser enforcado, o juíz chega a tempo de impedir a morte do rapaz que foi travada por um nó mal feito na corda.
Inocente e agradecido, o jovem voltou à terra anos mais tarde para construir o Cruzeiro do Senhor do Galo, em homenagem à Virgem Maria e São Tiago. Contudo, segundo a lenda, uma coisa é certa: na hora do enforcamento o galo ergueu-se e cantou.
Simbolismo do Galo de Barcelos
Hoje em dia, o Galo de Barcelos é um ícone de Portugal que se encontra presente em diversas religiões e mitologias. A simbologia deste galo encontra-se nas profundas raízes da nossa cultura, inspiradas nos tempos gregos e romanos.
É associado a coisas positivas como à luz e ao sol que na lenda, acontece no momento em que o peregrino é salvo da forca e é provada a inocência do mesmo. Isto justifica a razão do galo já ter sido considerado um símbolo representativo de Cristo, como anunciador da nova luz e da ressurreição – daí a chamada Missa do Galo que ocorre na época natalícia.
Para além disto, o Galo é um símbolo do povo, justamente pela sua aproximação doméstica. Devido ao seu canto, este também é associado à vitória e ao afastamento de bruxas e outros seres.
Empenhado na universalização de Portugal enquanto destino turístico, este colorido Galo de Barcelos passou de um simples símbolo do povo a um grande ícone português.
Desde panos de cozinha, loiça, porta-chaves, estatuetas e outros, este símbolo português pode ser adquirido em qualquer loja de recordações do país, principalmente naquelas que se encontram nesta mesma cidade.
Fonte: vortexmag.net
Publicado a: 25 de Março de 2020
Por: Vortexmag