Crédito habitação dá sinais de recuperação em Portugal e na Europa

credito-gomes-da-silva-braga-1

Valor total de crédito da casa deixou de cair em termos anuais pela primeira vez em 10 meses, revela BdP.

As recentes descidas da Euribor podem já estar a ter efeitos no mercado hipotecário em Portugal e na área euro. O Banco de Portugal (BdP) revela que o montante total de empréstimos habitação teve uma evolução anual nula em maio, depois de dez meses no negativo. E também na Europa observou-se uma variação anual do stock de crédito habitação positiva pela primeira vez desde 2023.

 

Em maio, “o montante de empréstimos para habitação totalizava 99,4 mil milhões de euros, mais 0,2 mil milhões de euros do que em abril”, começa por dizer o BdP na nota estatística publicada esta quinta-feira, dia 27 de junho. 

Em termos anuais, o montante total de créditos habitação apresentou uma variação nula, depois de ter descido 0,4% em abril. Assim, “maio é o primeiro mês desde junho de 2023 em que taxa de variação anual não é negativa”, conclui o regulador português liderado por Mário Centeno.

 

Estes dados revela uma recuperação do mercado hipotecário português. E o mesmo se sente na Europa. Na mesma publicação, o BdP revelou ainda que a variação anual do valor total de créditos habitação na área do euro foi de 0,4% em maio. E esta foi a primeira vez que a evolução anual foi positiva desde dezembro de 2023.

 

Um dos fatores que poderá estar a estimular movimentos de capital para este mercado reside nas recentes descidas das taxas Euribor, uma evolução que foi ainda mais sustentada pelo primeiro corte dos juros do Banco Central Europeu (BCE) na sua última reunião de política monetária realizada a 6 de junho.

 
 
Fonte: Idealista.pt
 

Publicado a: 28 de Junho de 2024

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel