Deck de madeira: limpar o espaço para abrir a época de churrascos

deck-churrasco-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Os decks de madeira são populares para áreas exteriores. Conhece as formas de limpar o deck antes de receberes os convidados.

Já conheces os decks de madeira, um dos elementos decorativos mais procurados dos últimos tempos para churrascos de verão?  Graças à sua montagem simples e rápida, os decks de madeira ficam bem em qualquer área exterior, como jardins, varandas, terraços ou áreas de lazer circundantes às piscinas. 

 

Combinando a beleza natural da madeira com a funcionalidade prática de um piso elevado, estas plataformas têm um charme rústico e elegância contemporânea. Imagina os serões nas tardes de verão com amigos e um belo churrasco no menu. No entanto, antes de abrir a porta a convites, é importante saber como cuidar e limpar este espaço, principalmente depois do inverno. 

 

Porque queremos que tenhas o máximo cuidado com este tipo de revestimento, sem despesas de manutenção desnecessárias, preparámos este artigo sobre a limpeza e manutenção dos decks de madeira. Não percas mais tempo e retira todas as notas. 

 

 

Equipamento necessário para limpar o deck de madeira

 

deck de madeira
 
Unsplash

 

Para limpar o deck de madeira de forma eficaz convém teres contigo uma série de materiais e equipamentos. São eles que vão permitir um tempo de vida útil mais longo aos decks de madeira, depois de dias de chuva, humidade ou vento. 

  • Vassoura ou escova de cerdas duras: são extraordinárias opções para remover detritos soltos, como folhas ou galhos de árvores que tenham cedido com o vento. Também ajudam na eliminação de poeiras;
  • Máquina de limpeza de alta pressão: juntamente a um acessório de escova de lavagem, revela-se fundamental para remover a sujidade mais profunda do deck de madeira. Segue as introduções de cada máquina para evitar danos;
  • Mangueira ou balde: são soluções que vão permitir enxaguar rapidamente o deck de madeira, antes e depois da lavagem com algum sabão. Vais precisar também de um esfregão para as áreas com manchas mais persistentes ou uma simples escova ou pano macio, para retirar poeiras; 
  • Produtos de limpeza do deck de madeira: irás precisar de uma solução de limpeza para aplicar no deck de madeira. Podes preparar uma solução caseira facilmente ou comprar uma das opções disponíveis no mercado. Deves ler atentamente as instruções de uso, para evitar imprevistos ou acidentes; 
  • Protetor de mãos e olhos: uma vez que podes adquirir soluções de limpeza com efeitos corrosivos para a pele, é obrigatório utilizar luvas de proteção e óculos de segurança. O mesmo se quiseres limpar o deck de madeira, com uma máquina de alta pressão. 

 

Produtos domésticos para limpeza de decks de madeira

 

deck de madeira
 Unsplash

 

Algumas soluções de limpeza caseiras, partilhadas de geração em geração, podem ser os teus melhores aliados na limpeza do deck de madeira do teu jardim ou terraço.

 

Podes juntar 2 a 3 colheres de sopa de amido a 500 ml de água morna até os grumos desaparecerem por completo. Depois basta misturar a basta com 5 litros de água morna num grande recipiente e adicionar 100 gramas de cristais de sódio. Deves ferver o liquido até solidificar.

 

Aplica a pasta obtida com um pincel nas tábuas do deck de madeira e, após algumas horas, verás resultados. Se esta solução te parecer complicada, podes limpar o deck de madeira com sabão mole tradicional, disponível em lojas de jardinagem ou espaços de venda de produtos hortícolas. Sem diluir, podes aplicar o sabão nas tábuas e depois enxaguar com água. 

 

Posso limpar o deck de madeira com vinagre? 

 

Embora o vinagre seja um elemento essencial na remoção de sujidade de alguns revestimentos e acessórios de decoração, não é a melhor opção quando se trata da manutenção do deck de madeira. O mesmo é um agente de limpeza ácido que poderá danificar a superfície da madeira ao longo do tempo. No momento de comprar um deck de madeira poderás solicitar mais informações quanto à limpeza com o vendedor. 

 

 

Passo a passo para limpar o deck de madeira

 

deck de madeira em terraço
 
Pexels

 

Eis finalmente o passo a passo mais simples para limpar um deck de madeira:

  • Retira todos os móveis e elementos decorativos que estejam por cima do deck. Além disso, deixa o espaço em volta livre de obstáculos;
  • Começa por varrer o deck com uma vassoura ou escova de cerdas duras para remover poeiras, folhas e detritos;
  • Podes enxaguar com mangueira ou balde, que ajudará a eliminar alguma sujidade e bactérias. Se estiveres a usar uma máquina de alta pressão, ajusta a pressão de acordo com as recomendações dadas pelo fabricante. Além disso, não apliques a máquina de alta pressão diretamente sobre a madeira porque pode quebrá-la;
  • Aplica a solução de limpeza do deck preparada previamente com um esfregão. Deixa atuar alguns minutos;
  • Enxagua o deck de madeira de novo com água. Se existirem manchas persistentes ou sujeira difícil de remover, podes repetir o processo. 

São estes os cinco passos para limpar o deck de madeira. Convém limpar a parte de baixo do deck com aspirador, picador ou soprador, para deixar os fungos bem longe. Passadas 24 horas após a limpeza, sugerimos a aplicação de um óleo no deck, com resinas naturais, e que irá deixar a madeira no seu estado natural. 

 

 

Existe algum método de limpeza específico para o meu deck de madeira?

 

Deves sempre adotar o método de limpeza adequado para o deck, relacionado com o tipo de madeira utilizada para o fabrico deste revestimento. 

 

decoração com decks de madeira em interior
 Pexels
  • Madeiras duras das classes 1 e 2: os decks de madeira deste tipo utilizam madeiras tropicais como bangkirai, teca, robinia e carvalho. Para a limpeza podes recorrer a uma máquina de limpeza de alta pressão com um acessório de escova de lavagem. Vão garantir a durabilidade da madeira;
  • Madeiras das classes 3 e 4: neste caso são utilizadas madeiras macias, como faia, falso-abeto e pinho. Pela menor durabilidade, deves limpá-las apenas com vassoura de cerdas duras e uma escova. Não é recomendada a utilização de máquinas de alta pressão.

Após seguires estas instruções, conseguirás desfrutar do teu deck de exterior durante mais tempo. Basta apenas algum trabalho e paciência e terás o revestimento com um espaço sempre acolhedor e bonito pronto para receber os teus convidados ou para relaxar numa tarde de verão. 

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 19 de Maio de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel