
Decora a tua casa de forma mais responsável e sustentável
Se a sustentabilidade e a eficiência são importantes para ti, explicamos-te como refleti-las na decoração da tua casa.
Com tanta variedade de tendências e decorações, sejam estas mais simples ou mais extravagantes, clássicas ou modernas, vamos focar-nos na decoração sustentável, uma tendência que atualmente está a ganhar cada vez mais força.
Se a sustentabilidade e a eficiência combinam com o teu estilo de vida, então este artigo é para ti, descobre mais sobre decoração sustentável e anota estas ideias para colocares em prática, em cada espaço da tua casa.
O que é a decoração sustentável?
A decoração sustentável é uma tendência decorativa cujo fundamento filosófico e princípio fundamental é a sustentabilidade. Este termo refere-se a um estilo de vida que visa trazer mais qualidade para todos por meio de ações que protegem o planeta e as gerações futuras.
O conceito apareceu no relatório Brundtland de 1987, escrito por Gro Harlem Brundtland, cujo pensamento foi: "Satisfazer as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades".
Os três pilares da sustentabilidade são a economia, o meio ambiente e a sociedade. O conceito estende-se na decoração sustentável. Esta tem como fundamento a criação, reutilização e reciclagem dos elementos que a compõem.
Podes criar teus próprios móveis ao reciclar e renovar móveis antigos ou criando-os do zero com materiais sustentáveis. Ou seja, decoração sustentável são elementos de decoração que não contêm elementos tóxicos, respeitam o meio ambiente, de produção local e cujo processo de fabricação envolve uma redução do uso de recursos naturais.
Por exemplo, pode ser uma estante de madeira, ou capas de almofadas feitas por ti ou criares elementos de decorativos com materiais reciclados. Também podes reutilizar tecidos e elementos que tenhas para criar ou completar novas formas de decoração.

Vantagens da decoração sustentável
Descobre alguns dos benefícios sobre a decoração sustentável:
- Os móveis sustentáveis não contêm nenhum elemento nocivo ou prejudicial ao meio ambiente ou às pessoas, como chumbo, vernizes ou mercúrio.
- A sustentabilidade reduz ao máximo os resíduos poluentes e melhora o impacto ambiental, portanto, se optares por esta opção, estarás a ajudar o meio ambiente.
- Esta decoração favorece a reutilização de materiais e a reciclagem: A decoração sustentável pode ser tua aliada. Uma das vantagens do mobiliário sustentável é que este incentiva a reutilização dos mesmos, bem como a reciclagem dos materiais a partir dos quais são feitos.
- Economizar é um elemento fundamental: ao não comprares móveis novos, gastarás o mínimo com decoração. Mesmo que decidas optar por adquiri-los em primeira mão, isto representaria uma economia significativa a longo prazo, visto que são muito mais resistentes por serem fabricados com materiais 100% naturais.

Dicas chaves para uma decoração sustentável em cada divisão da casa
Estas são algumas ideias de decoração sustentável que podes aplicar em cada divisão da tua casa e que lhe darão um ar leve e fresco:
Decoração sustentável na sala de estar
A sala de estar é uma das divisões em que podes usar mais a imaginação tendo como base o conceito de decoração sustentável. Por exemplo, podes usar materiais reciclados e evitar os tecidos sintéticos (é muito comum criar têxteis a partir de garrafas de plástico recicladas).
Aposta em tecidos e fibras naturais como lã, linho, algodão ou serapilheira. Os principais benefícios são a transpiração, o isolamento térmico e as propriedades higiênicas.
Quanto à decoração em si, podes criar artesanalmente as tuas próprias estatuetas, vasos, etc. Uma boa seleção de peças únicas faz com que qualquer espaço seja autêntico e original.

Decoração sustentável na cozinha
Na cozinha, também podes optar por materiais sustentáveis como madeira. Certifica-te de escolheres opções com baixo impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida e, acima de tudo, observa a durabilidade e qualidade dos mesmos.
Escolhe um design de estilo atemporal, do qual não te canses por muitos anos. Escolha materiais particularmente resistentes em áreas como a bancada ou backsplash (pedra natural ou porcelana, por exemplo).

Decoração sustentável na casa de banho
Para a casa de banho, podes incluir elementos que ajudem a evitar o desperdício de água, como torneiras com sensor ou temporizador. Devido a estas características, estas torneiras costumam-se desligar-se automaticamente, reduzindo consideravelmente o custo da água.
Certifica-te de que os móveis e outros elementos decorativos desta divisão sejam verdadeiramente sustentáveis: podes incluir elementos com padrões florais para dares um toque selvagem à casa de banho. Ou usar materiais como pedra, mármore ou bambu.

Decoração sustentável no quarto
O quarto é a área mais íntima de qualquer lar e, como tal, deve refletir o teu estilo e o gosto de quem dorme lá.
Opta por usar que, além de decorar, proporcionam conforto e delimitem espaços. Além disso, estes elementos atuam perfeitamente como isolantes térmicos e ajudam a minimizar ruídos.
Com cortinas feitas de materiais sustentáveis, podes regular a entrada de luz pelas janelas, diminuindo alguns graus de calor no verão e proteger do frio no inverno.
Usa plantas como base para tua decoração: são elementos naturais que vão dar aconchego ao seu ambiente. Podes também usá-las em forma de pintura ou decoração de parede.

Fonte: Idealista.pt
Publicado a: 31 de Março de 2023
Por: Idealista.pt