Dicas: como fazer mudanças de casa

mudancas-gomes-da-silva-braga-1

Realizar uma mudança de casa pode ser tanto uma experiência satisfatória quanto desafiadora.

Mudar de casa de forma radical, remover objetos esquecidos que estavam no fundo do armário e dedicar horas a arrumar roupas são apenas algumas das tarefas que te esperam. Para que organizes a tua mudança de forma simples e eficaz, fica a conhecer as seguintes dicas.

Um dos principais conselhos é rotular as caixas com o conteúdo, o que ajudará a evitar a perda ou o esquecimento de objetos durante o processo. Esta estratégia será útil na nova casa, permitindo que organizes tudo conforme as tuas prioridades.

 

Primeiros passos para organizar uma mudança

 

O primeiro passo é embalar os elementos essenciais, os mais utilizados no dia a dia. Ao focar primeiro nos objetos mais importantes, evitas o seu esquecimento e a sua perda no processo. É ideal que todos estes itens estejam na mesma caixa.

Depois de embalado o indispensável, deves passar para os objetos maiores, colocando-os no fundo das caixas para que não interfiram na arrumação dos itens menores. Ao deixar os objetos volumosos para o fim, corre-se ainda o risco de dificultar o processo e de ficar sem espaço para as coisas mais pequenas.

 

Como realizar uma mudança passo a passo?

 

Não é aconselhável realizar uma mudança de casa à última da hora. Com a organização prévia desta ação, não só conseguirás organizar os turnos no trabalho ou férias, como também permitirás coordenar o transporte com a empresa responsável.

Aproveita a mudança de casa para deitar fora os objetos que já não utilizamos. Se não damos uso a determinado item há mais de uma dezena de meses, esta é a oportunidade ideal para nos livrarmos dele, evitando ao mesmo tempo o acúmulo de coisas desnecessárias na nova casa e deixando espaço para novas aquisições.

Depois de concluída esta primeira fase, deves decidir entre contratar uma empresa de mudanças ou realizar a mudança por tua conta. No caso de optares por fazer a mudança sem contratar uma empresa, que pode parecer mais económico, também pode ser arriscado, uma vez que podemos ter pouca experiência neste trabalho, resultando em custos extras e no prolongamento da mudança.

 

Como organizar uma mudança

 

É aconselhável planear a mudança várias semanas antes, fazer um inventário dos objetos a transportar e estimar o número de caixas que serão precisas. Há diversas empresas online e físicas que vendem caixas.

Após reunir e montar todas as caixas, começa a embalar. Para uma maior eficácia, devemos separar os itens frágeis e importantes, identificando-os com um sinal especial.

Quando já só sobrarem os móveis, devemos avaliar a quantidade, o peso, a ajuda que tens disponível e, claro, o orçamento. Optar por uma empresa profissional é, sem dúvida, a opção mais rápida e segura. No entanto, se pretenderes fazê-lo sozinho, há que ponderar os custos de aluguer da carrinha, combustível, proteção dos móveis e o tempo e esforço a dedicar.

 

Truques para uma mudança bem organizada

 

No caso de ser uma empresa do setor a realizar a mudança:

  • Esvaziar as divisões uma a uma: Em vez de tentares arrumar toda a casa de uma vez, vai passo a passo. Assim, acabarás por embalar tudo sem te aperceberes.

  • Juntar objetos valiosos: Ao desempacotares, terás tudo à mão.

  • Identificar as caixas: Se tens muitos móveis ou acessórios, é fácil esquecer o que está em cada caixa. Ao rotulá-las, poderás organizar os objetos pela prioridade.

  • Criar uma caixa com o mais essencial: As mudanças podem ser cansativas e, ao chegares à nova casa, quererás descansar. Recomendamos que prepares uma caixa com tudo o que precisas para a primeira noite, como mantas, pijamas e produtos de higiene pessoal.

  • Todos os objetos devem ser limpos: Assim, evitas ter de fazê-lo quando chegares à nova casa.

Quanto tempo demora a organizar uma mudança?

 

O tempo necessário para organizar uma mudança varia consoante fatores como o tamanho da casa, o número de objetos e a ajuda disponível. Por norma, uma casa com sala, cozinha, casa de banho e dois quartos leva entre quatro a cinco horas de organização.

Contudo, o transporte pode levar alguns dias se não tivermos ajuda de ninguém no processo da mudança. No caso de se contratar uma empresa profissional, geralmente não leva mais de três horas, dependendo da distância entre as casas.

 

Estrear a nova casa

 

Após a conclusão deste processo exigente, surgem as partes boas de mudar de casa: novos vizinhos, locais para descobrir na vizinhança e várias oportunidades para melhorar a nossa vida.

A mudança é ainda uma excelente ocasião para arrumar e redescobrir memórias antigas, assim como descartar itens que já não são necessários.

Desempacotar os móveis e colocá-los em novas disposições, construindo uma nova perspetiva e até considerar novas opções de decoração é, sem dúvida, um poderoso impulso para refletir sobre outras mudanças na vida e definir novos objetivos.

 

 

Fonte: SuperCasa Notícias

Publicado a: 07 de Outubro de 2024

Por: SuperCasa Notícias

Avalie o seu imóvel