Dicas de poupança: como reduzir o desperdício em casa
Sentes que podes contribuir para um mundo mais sustentável e poupar dinheiro em casa? Eis como levar uma vida sem desperdício.
Poucos são aqueles que não pensam em conseguir poupar mais uns tostões no final do mês. Muitos de nós, contudo, não querem abdicar de certos hábitos que nos fazem sentir bem, daquela ida ao cinema ao sábado à noite ou dos saldos de janeiro. Então e qual será a solução? Reduzir o desperdício em casa é a resposta.
Poupar dinheiro em casa através da reutilização de materiais é uma ótima forma de reduzir as despesas mensais, de nos tornarmos amigos do ambiente e promovermos a sustentabilidade.
Formas criativas de poupar dinheiro
1. Reciclagem e reutilização
Há muito tempo que a reciclagem é uma prática bastante aconselhada e sabemos bem os seus benefícios, em pequena e grande escala. Procura reutilizar todos os objetos que possam ser reciclados em vez de os deitares fora, como frascos de vidro, roupa ou pequenos eletrodomésticos que já não usas. O truque é dares asas à tua imaginação e criares projetos de artesanato com tudo o que tens em casa. O termo “velho” é algo que já não se aplica.
2. Compostagem
Os números, no que toca ao desperdício em alimentação em Portugal, são de cortar a respiração - em 2020, Portugal foi o 4º país da União Europeia onde se mais desperdiçaram alimentos por habitante. Antes de deitares os alimentos para o lixo, pensa duas vezes. Estão mesmo estragados? Precisas mesmo de os deitar fora ou podes consumi-los mais tarde? Se não estiverem fora de validade, podes sempre optar pela compostagem.
A compostagem transforma os resíduos orgânicos num solo super rico em nutrientes para o teu jardim, substituindo, assim, o gasto que irias ter em fertilizantes (e tornando o processo de jardinagem muito mais biológico e sustentável).
3. Produtos de limpeza e cosmética DIY
Já não é preciso ires ao supermercado e vires carregado com todo o tipo de detergentes e desinfetantes. Muitos produtos de limpeza doméstica podem ser criados com ingredientes que quase de certeza absoluta tens em casa. Vinagre, sumo de limão, bicarbonato de sódio, raspas de frutas cítricas ou sabão natural são alguns exemplos que podem substituir os químicos e o gasto financeiro associado à sua compra.
No que toca aos produtos de beleza, podes fazer esfoliantes com sal grosso, plantas e azeite, podes criar creme para o corpo feito com mel, manteiga, azeite e própolis ou ainda um hidratante labial criado com cera de abelha, óleo de manteiga doce e manteiga de cacau.
4. Poupa energia
Quando a conta da eletricidade chega a nossa casa ela deixa-nos, por vezes, de sobrancelha franzida. O que é que podes fazer para poupar energia? Desliga as luzes e os aparelhos elétricos quando não estiveres a utilizá-los; opta por tomadas inteligentes; não coloques os eletrodomésticos em modo standby e certifica-te de que a tua casa está devidamente isolada para minimizar a perda ou o ganho de calor quando tens aquecimentos ou ar condicionado ligados. E claro, um jantar à luz das velas é sempre uma opção romântica e mais barata…
5. Roupa – a eterna questão
A roupa é aquele ponto mais sensível… em que é sempre mais difícil de desapegar ou escolher soluções para poupar dinheiro. Mas chegou a altura de tomar uma decisão. Prolonga a vida da tua roupa e poupa dinheiro nas idas ao centro comercial. Usa a roupa rasgada para criar objetos artísticos ou transforma-a em panos para as limpezas.
Reutiliza lençóis, vende roupa que já não te serve (ou se não usares há mais de seis meses) ou remenda as calças que se rasgaram e torna-as originais com um remendo feito por ti.
Podes ainda optar por comprar roupa em segunda mão: existem inúmeros projetos de artistas que transformam roupas velhas e vintage em peças deslumbrantes. Ajudamos o nosso planeta ao reutilizar a roupa, podemos criá-las ao nosso gosto e ainda as tornamos únicas.
6. Reutiliza e conserva água – o nosso bem mais precioso
A água e o seu consumo é algo que as pessoas em geral não se preocupam, mas que assim que começares a tomar atenção a este ponto, vais notar a diferença na tua fatura no final do mês. Para reduzires o consumo podes recolher a água da chuva para regares as tuas plantas, beber a água com a qual cozeste os legumes (onde a maior quantidade de nutrientes ficou armazenada) ou reutilizar a água que usaste para lavar a fruta, para lavar o chão.
Podes ainda instalar um dispositivo de poupança de água e prestar atenção ao tempo que passas debaixo do chuveiro. Fechar a torneira enquanto lavas os dentes ou parar a água do duche enquanto lavas o cabelo são outras dicas que te irão ajudar a combater a fatura da água que vem mais rechonchuda do que devia.
7. Reduzir os resíduos de embalagens
O tempo do plástico já era. O plástico demora muito mais tempo a decompor-se, é um material difícil de se reutilizar e não é biodegradável. Escolhe produtos embalados em vidro, por alternativas sem embalagem ou por materiais ecológicos.
Escovas de dentes feitas em bamboo, sacos de pano para ir ao supermercado ou champôs e amaciadores sólidos são opções viáveis, ecológicas e sustentáveis que te vão deixar feliz e fazer o ambiente sorrir. Podes considerar ainda a possibilidade de utilizares sacos, garrafas e recipientes reutilizáveis em vez dos descartáveis e de utilização única.
8. Dedica-te à jardinagem
Ter uma hortinha ou um jardim com flores não é apenas para os que têm uma casa com terreno ou um terraço grande o suficiente. Mesmo que vivas num apartamento, existem soluções para conseguires plantar a tua própria horta. Plantas para chá, sementes, ervas aromáticas ou pequenos vegetais podem crescer dentro de recipientes próprios e ganhar vida.
A jardinagem não é só um saudável passatempo, mas também te pode ajudar a poupar dinheiro no supermercado ou na mercearia. E claro, serão produtos biológicos, algo que se deve sempre dar prioridade para a nossa saúde e bem-estar.
9. Diz não ao papel
Faturas em papel é coisa do passado e só obriga ao consumo desnecessário de papel. Transfere o pagamento de todas as tuas faturas para o formato online e contribui para o não desperdício em casa e no planeta. Para além disso, pode ajudar-te na organização e planeamento dos pagamentos de forma muito mais eficaz e eficiente.
Lembra-te: até a pequena mudança faz a diferença no que toca à poupança de dinheiro através da redução do desperdício nas nossas casas. Ao criares novos hábitos, mais sustentáveis e conscientes, vais sentir o impacto positivo que terão na tua vida, no ambiente e na tua carteira.
Fonte: Idealista.pt
Publicado a: 03 de Julho de 2023
Por: Idealista.pt