Eficiência energética: o que se deve avaliar antes de comprar casa

certificado-energetico-casa-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Antes da compra de uma habitação, é muito importante analisar vários aspetos, desde os materiais à classificação energética.

eficiência energética é um dos principais fatores valorizados durante a avaliação de uma casa por impactar significativamente o consumo de energia. Segundo o relatório “Energia em Números” de 2022, 40% das habitações portuguesas apresentam uma classe energética abaixo de C e 66% abaixo de B, numa escala que varia entre A+ (muito eficiente) e F (muito pouco eficiente). Daí ser tão importante avaliar bem os diferentes critérios de eficiência energética antes de comprar casa. 

 

Portugal apresenta um parque habitacional muito envelhecido, com uma capital onde 60% das habitações foram construídas antes dos anos 80, sem terem por base os critérios e necessidades atuais de eficiência energética, relembra a Casavo, que apresenta 3 pontos a considerar antes de avançar para compra de uma habitação.

 

 

1. Ter atenção aos materiais

 

Os materiais utilizados na construção fazem a diferença entre ter uma casa energeticamente eficiente ou uma com sucessivas perdas ao longo dos processos. Existem materiais de isolamento mais eficazes, como por exemplo, poliestireno extrudido, poliuretano projetado, espuma de polietileno ou lã de rocha que permitem proteger contra o frio e a humidade e evitar pontes térmicas, responsáveis por variações no fluxo de calor. Particularmente no inverno, o bem-estar das pessoas estará em risco se estas características não forem verificadas previamente.

 

 

2. Confirmar a classificação energética dos equipamentos e eletrodomésticos

 

Os equipamentos eletrónicos apresentam classificações de eficiência energética que vão de A a G com base no consumo de eletricidade necessário para exercer as suas funções. Assim, optar por equipamentos de classes mais elevadas e, por isso, com um menor consumo de energia, ajudará a reduzir significativamente a despesa mensal.

 

 

3. Verificar a presença de sistemas inteligentes de gestão (domótica)

 

Os sistemas inteligentes nas várias divisões da casa permitem otimizar os horários de funcionamento dos sistemas de climatização – que regulam a temperatura nos imóveis – e monitorizar os consumos de energia. Estes recursos permitem diminuir os gastos energéticos sem, contudo, prejudicar a utilização dos diversos aparelhos ou o bem-estar das pessoas.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 29 de Novembro de 2022

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel