Energia: Renováveis abastecem 94,9% da procura em abril
Renováveis lideram, com hidroelétrica em destaque (48%), seguida por eólica (30%), fotovoltaica (7%) e biomassa (6%). Gás natural cai 86%.
A produção de energia renovável continuou em alta nos primeiros quatro meses deste ano em Portugal, revelou a gestora dos sistemas nacionais de eletricidade e gás natural. Nos últimos quatro meses, a energia hidroelétrica abasteceu 48% do consumo, seguida pela energia eólica com 30%, energia fotovoltaica com 7%, e biomassa com 6%. A produção de energia a gás natural representou 9% do consumo, enquanto o saldo de trocas com o estrangeiro foi praticamente nulo.
Em abril, a produção renovável foi responsável por atender a 94,9% do consumo de eletricidade, marcando o quarto mês consecutivo com valores mensais acima dos 80%. Em comparação, março registou 91%, fevereiro, 88%, e janeiro 81%. Apesar de um aumento de 3,4% no consumo de energia elétrica em abril, ajustado para efeitos de temperatura e número de dias úteis, o índice de produtibilidade hidroelétrico atingiu 1,49, o eólico 1,08, e o solar 1,01, em linha com as médias históricas.
A produção de eletricidade através de gás natural continuou a cair devido à disponibilidade crescente de energia renovável, com uma queda mensal homóloga de 86%. Enquanto isso, o consumo de gás natural no segmento convencional subiu aproximadamente 5%.
No geral, o consumo acumulado anual de gás registou uma queda homóloga de 12%, com o segmento de produção de energia elétrica contraindo 50%, e o segmento convencional crescendo 5,6%. De acordo com a REN, este é o consumo mais baixo desde 2004 para o período em questão.
Fonte: SuperCasa Notícias
Publicado a: 08 de Maio de 2024
Por: SuperCasa Notícias