Mais de mil bombeiros e de 165 Corpos de Bombeiros de oito nacionalidades (Portugal, Espanha, Polónia, Roménia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra) entre os quais mais 250 bombeiras a competir.
É a primeira prova, em Portugal, que tem como pano fundo um monumento português, um símbolo nacional.
De acordo com a organização, “os bombeiros portugueses, bem como os colegas estrangeiros destacam esta prova como referência mundial pela sua enorme complexidade e dificuldade, pela capacidade de superação que os atletas têm de demonstrar quer a sua destreza física, mas também psíquica, que determina um final de prova muito doloroso para todos”.
Esta prova consiste na subida dos 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus em contrarrelógio e equipados com o equipamento completo de proteção individual de bombeiro (Casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto “ARICA”), no menor tempo possível, com a distância de 615 metros, com um desnível positivo de 116 metros, num espaço de beleza única e que é Património Mundial pela Unesco.
Este ano se realizada a 2.ª Bênção Nacional de Capacetes, uma iniciativa nunca feita antes em Portugal, onde será presidida pelo sacerdote Ricardo Fonseca, também ele bombeiro.
Veja a galeria de imagens:
Fonte: Bragatv.pt
Fotos: Foto Vila