Escritura da casa: fique a saber tudo o que precisa
Esta é a última fase do processo de compra e venda de imóveis. Saiba do que se trata, os documentos necessários e os fatores que influenciam o seu valor.
São várias as etapas que constituem o processo de compra, desde a pesquisa do imóvel até visita à casa e, na fase final, a assinatura da escritura de imóvel. Neste artigo, o SUPERCASA Notícias mostra-lhe tudo o que deve saber sobre este passo do processo, para que não tenha dúvidas na hora de fechar o negócio.
Este processo é composto por:
Escritura de compra e venda de casa
A escritura acontece na última fase do processo, sendo o ato jurídico que estabelece a compra e venda de um imóvel. É neste momento que se assina o contrato final entre o comprador e o vendedor do imóvel, sendo necessária a presença de um notário ou representante legal na assinatura desde documento.
Este processo é composto por:
- Contrato de compra e venda, no qual o comprador passa a ser o proprietário legal do imóvel;
- Caso haja recurso a crédito habitação, é realizado um contrato de mútuo acordo, onde são revistos todos os passos relativos ao empréstimo. É neste momento que o banco disponibiliza o valor solicitado pelo cliente.
Tipos de escritura
Existem alguns tipos diferentes de escritura conforme o objetivo de concretização do negócio. A mais comum é a escritura de compra e venda, que oficializa a concretização da venda do imóvel. No entanto, podem ser realizados outros tipos de contrato, nomeadamente:
- Escritura de compra e venda com a intervenção de instituições financeiras;
- Escritura de doação;
- Escritura de permuta;
- Escritura de imóvel herdado;
- Escritura de imóvel em construção.
Documentos necessários
Para efetuar a escritura do imóvel são vários os documentos necessários. Sobre os intervenientes, é preciso apresentar:
- Documentos de identificação do vendedor, comprador, e fiadores, se for esse o caso;
- Comprovativo de liquidação dos impostos (IMI, IMT e Imposto de Selo), ou comprovativo de isenção de IMT.
- Contrato Promessa de Compra e Venda (CPCV);
- Caderneta Predial Urbana ou Pedido de inscrição do Prédio na matriz (Modelo I do IMI) emitido pela Autoridade Tributária e Aduaneira;
- Licença de utilização;
- Ficha técnica de Habitação;
- Certificado Energético e da Qualidade de Ar Interior nos Edifícios;
- Certidão de teor;
- Certidão de Infraestruturas;
- Distrate de hipoteca;
- Certidão Toponímica.
Valor da escritura de imóvel
Os custos associados à escritura de imóveis, habitualmente, são suportados pelo comprador. Estes custos não têm um valor fixo, dependendo sempre de vários fatores, como:
- Valor do imóvel;
- Impostos associados ao imóvel;
- Registo da escritura;
- Gastos associados aos serviços legais para assinar o documento, como a conservatória ou notário.
Fonte: supercasa.pt
Publicado a: 14 de Novembro de 2023
Por: supercasa.pt