A economia de Braga espera lucrar 10 milhões de euros com nova edição da Braga Romana, o evento de recriação das vivências da antiga Bracara Augusta que acontece entre os dias 21 e 25 deste mês. Ao todo há mais de 72 horas de programação e um conjunto alargado de atividades para tomar conta do centro histórico, segundo a programação apresentada esta terça-feira.
A expectativa em termos de impacto económico foi traçada pelo diretor-geral da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques, que considerou que este é um dos eventos “mais impactantes” da cidade, permitindo atrair visitantes e dinamizar a economia local, com benefícios para o alojamento, a restauração e o comércio.
Já o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou a “especificidade e a genuinidade” de toda a programação, apontando que esses são “fatores determinantes” para que a Braga Romana “vá ganhando cada vez mais adeptos, quer na cidade, quer fora dela”. “É algo único, muito específico, que lembra a história bimilenar da cidade”, vincou o autarca.
Além de animação itinerante pelas ruas do centro histórico de Braga, o evento acontecerá em seis palcos (Praça Municipal, Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo S. João do Souto, Largo de Santiago e Largo D. João Peculiar), nos quais estão previstas 159 atuações, às quais se juntam 163 atividades pedagógicas em diversos locais.
Entre as atividades desta 21ª. edição haverá aulas de língua latina, escrita cursiva e história, exposição de artes e ofícios, visitas e percursos encenados, teatros de marionetas, oficinas de construção de máscaras greco-romanas, oficinas de arqueologia experimental, encenações, oficinas de cerâmica e tesselas, oficina de danças, fábulas jogos romanos e workshops de instrumentos musicais.
O evento contará com 13 áreas cenográficas, voltando a abrir espaço para um mercado romano, com 105 mercadores. A Braga Romana integra 36 entidades do movimento associativo e escolar e 38 agentes artísticos, 11 deles de Braga, na área da música, dança, teatro e artes performativas.