Garantia pública aos jovens prevê 10% do valor do crédito

garantia-publica-gomes-da-silva-braga-1

O financiamento bancário para a compra da primeira casa a jovens até aos 35 anos, só contempla cerca de 10% do crédito habitação, ou seja, a entrada da compra.

Apresentada como uma das 30 medidas para a habitação do Governo, a garantia pública aos jovens até 35 anos para a compra da primeira casa obteve agora um esclarecimento por parte de Miguel Pinto Luz, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, que indica que este apoio só cobre o financiamento bancário da "parte não coberta", ou seja, da entrada da compra do imóvel, correspondente a cerca de 10% do valor total do crédito, e que as instituições bancárias exigem como capital próprio do mutuário. 
 
Apesar de ainda não serem conhecidos mais detalhes, nomeadamente sobre como irá funcionar ou se será viável em qualquer tipo de crédito habitação, isto é, se poderá contemplar não só a compra de casa mas também a construção ou obras, a medida está incluída na estratégia "Construir Portugal" e deverá avançar nos próximos 15 dias. 
 
Em termos práticos, esta garantia pública do Estado vai ajudar os jovens até 35 anos com os encargos com a entrada para a compra da primeira casa, até um mínimo de 10% do valor do crédito. 
 
Fonte: SuperCasa Notícias

Publicado a: 20 de Maio de 2024

Por: SuperCasa Notícias

Avalie o seu imóvel