
Gastar menos eletricidade no outono? Dicas simples que baixam a fatura
Em causa estão pequenas medidas que permitem poupar energia e utilizar de forma eficiente os eletrodomésticos, alerta a Deco.
Adeus verão, olá outono. E nesta altura de ano que muitos portugueses se deparam com um cenário: o aumento da fatura da eletricidade. É chegado o momento, então, de apertar um pouco o cinto das despesas domésticas, que já está bem justo, na verdade, devido à escalada da taxa de inflação e ao consequente aumento das taxas de juro.
No artigo desta semana da Deco Alerta damos algumas dicas simples de adotar em casa que podem ajudar a minimizar a subida da fatura da luz.
A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.
Estamos a entrar no outono e com esta nova estação esperam-se aumentos no preço da eletricidade, logo uma subida do valor dessa fatura. Que medidas devo adotar em casa para minimizar esta despesa?
A Deco oferece-te algumas ideias básicas para reduzir a fatura da luz. São gestos simples que permitem poupar energia e utilizar de forma eficiente os diversos eletrodomésticos. Toma nota:
- Simula consumos e estuda as possibilidades de adesão a tarifários diferentes, como a bi-horária ou os dinâmicos, transferindo alguns consumos (por exemplo: máquinas de lavar loiça e roupa) para as horas de vazio (em regra, o período noturno e fim de semana);
- Sendo a luz solar a mais eficaz de todas as formas de iluminação, deves aproveitá-la sempre que possível;
- Ao desligar as luzes nas divisões desocupadas, pouparás alguns euros na iluminação;
- Substitui as lâmpadas incandescentes por modelos economizadores da classe A (por lâmpada, podes poupar até 10 euros por ano);
- Não deixes os aparelhos em modo de espera. Segundo a Comissão Europeia, este consumo corresponde a 10% da fatura elétrica doméstica;
- Retira da tomada os carregadores de aparelhos quando a bateria estiver cheia;
- Prefere os equipamentos elétricos das classes A, A+ e A++;
- Utiliza as máquinas de lavar roupa e loiça com a carga máxima e com programas económicos;
- Verifica se o frigorífico fecha bem e regula as temperaturas. Arruma os alimentos de forma a que o frio fique distribuído e elimina o gelo acumulado;
- Se possível, seca a roupa no exterior e passa-a enquanto estiver um pouco húmida, pois assim também poupas ao engomar. Já agora, desliga o ferro de engomar 5 minutos antes de terminar e aproveita o calor acumulado.

Queres saber mais do que umas luzes sobre a sua fatura de eletricidade? Contacta o Gabinete de Aconselhamento Energético (GAE) da Deco.
Fonte: Idealista.pt
Publicado a: 27 de Setembro de 2023
Por: Idealista.pt