Investimento imobiliário: dicas para um bom negócio

investidor-gds-seguros-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-1

4 dicas efetuar um bom negócio

Apesar das flutuações de preços das casas, não há dúvida que o Mercado Imobiliário continua a oferecer vários ativos que dariam certamente um bom negócio. O investimento imobiliário para arrendamento é uma prática que tem ganho terreno ao longo dos últimos anos e se é daquelas pessoas que está a pensar em rentabilizar o seu pé de meia, talvez seja uma boa opção. Mas claro que deve fazer o trabalho de casa e atentar a alguns pormenores, antes de se atirar de cabeça para um acordo que lhe pode trazer mais problemas que benesses. Por isso, neste artigo apresentamos-lhe 4 dicas fundamentais que para que o seu negócio corra sobre rodas.

 

Investigar o mercado

 

Para que um investimento imobiliário seja bem sucedido, é fundamental que ausculte o mercado. Quer pretenda adquirir um apartamento, uma loja ou moradia, é fulcral que analise o histórico recente de preços na região do imóvel para evitar surpresas desagradáveis no futuro. Assim terá uma ideia dos preços praticados e das tendências, e estará preparado para enfrentar eventuais imprevistos. Não se esqueça que, como qualquer tipo de investimento, comprar uma casa é sempre um risco, especialmente se o fizer com recurso ao Crédito Habitação. Estará sempre sujeito ás variações dos preços, sendo possível retirar bons dividendos, mesmo com empréstimo ao banco. Mas também pode ser surpreendido por quebras que afetem o seu orçamento. Por isso investigue todos os pormenores antes de partir para a ação.

 

 

Escolher uma zona atrativa

 

A atratividade das zonas é muito subjetiva e varia de cidade para cidade. Regra geral, os centros históricos são sempre locais muito procurados, mas também são os mais caros. E a verdade é que nem sempre as zonas mais caras são as mais atrativas - embora, quase sempre, são aquelas que oferecem a maior quantidade de comércio, serviços e escolas. Há quem procure a paz e sossego e opte por viver em zonas rurais, com boas acessibilidades, mas mais em conta no que toca a imóveis. Na verdade, aquilo que dita atividade de uma zona é principalmente as tendências de procura.

Por isso, é importante sondar o seu mercado local para perceber se a zona que está a pensar em investir lhe trará algum beneficio para o seu objetivo, seja ele a curto ou longo prazo, e se efetivamente o conseguirá rentabilizar no mercado do arrendamento com facilidade.

 

 

Considerar a liquidez do investimento

 

Parece óbvio, mas nunca é demais relembrar: para poder fazer um investimento de forma confortável deve ter sempre em mente a sua liquidez. É por isso que é importante apostar numa zona atrativa, já que em caso de algum dissabor, terá certamente mais facilidade em vender o imóvel a qualquer momento. No caso, isso até pode traduzir-se em adquirir um imóvel com um preço mais avultado, mas que a longo prazo pode acabar por compensar, sendo mais facilmente rentabilizado o mercado de venda e arrendamento.

 

Pondere os riscos

 

Como já foi referido anteriormente, investir num imóvel é sempre um risco. Pode acontecer que o mesmo acabe por necessitar de obras que não estavam previstas antes de ter assinado o CPCV - como por exemplo substituição de canos, colocação de novas janelas ou até mesmo uma nova pintura nas paredes por questões de humidade. Ou por outro lado, que lhe aconteça algum imprevisto como um incêndio ou uma inundação. Nesse caso, é importante verificar as apólices de seguro, para ter conhecimento daquilo que contemplam. Também será importante ter um bom apoio jurídico, caso necessite recorrer a instâncias legais.

 

 

Fonte: Imovirtual.pt

Publicado a: 19 de Janeiro de 2022

Por: Imovirtual.pt

Avalie o seu imóvel