IRS 2023: Fisco alerta para envio de emails fraudulentos

email-fraudulento-irs-fisco-gds-imobiliaria-gds-seguros-gomes-da-silva-1

O objetivo das mensagens "é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, diz a AT.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de uma mensagem fraudulenta que está a ser enviada por email referente a uma declaração de rendimentos. A campanha de IRS, recorde-se, arrancou dia 1 de abril e os contribuintes podem entregar a declaração anual de IRS ao Fisco, referente aos rendimentos de 2022, até 30 de junho. 

 

“A AT tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT referentes uma eventual declaração de rendimentos, nas quais é pedido que se carregue num link”, lê-se numa nota publicada no Portal das Finanças.

 

 

 

Um dos exemplos dados pela AT dá conta de que os visados são supostamente informados que foi “detetada” uma “divergência” no modelo 3 (IRS), sendo depois é fornecido um link. 

 

“Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos”, revela a AT,  salientando que os visados nunca devem “efetuar essa operação”.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 22 de Maio de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel