Lareira em casa? Cuidados a ter com a chaminé para evitar um incêndio

prevencao-incendio-lareira-natal-gds-imobiliaria-gds-seguros-gomes-da-silva-braga-1

Quando se acende a lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância inflamável, o creosoto.

O Natal está aí à porta e o frio parece ter vindo para ficar. Um cenário que faz com que muitas pessoas decidam acender a lareira da casa. A solução para aquecer a casa, em tempos de crise energética e de preços de energia a disparar, pode passar, precisamente, por acender a lareira. Mas atenção, há cuidados a ter e conta antes de o fazer, como por exemplo limpar a chaminé. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta. 

 

A rubrica semanal Deco Alerta é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news e destina-se a todos os consumidores em Portugal.

 

 

No nosso prédio os apartamentos têm lareiras, algumas com recuperador de calor e, por isso, na última reunião de condóminos um dos vizinhos levantou a questão da limpeza das chaminés, pois durante o inverno todos os condóminos acendem a lareira. Este vizinho disse-nos que inclusivamente há riscos graves de incêndio. É verdade? O que nos podem dizer sobre este assunto?  

 

É verdade sim. Esse risco existe. Quando se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável chamada creosoto. Se não há limpeza da chaminé, com a passagem do tempo e a constante utilização das lareiras, cria-se um ambiente propício à ocorrência de um incêndio.

 

limpeza de chaminés deve estar incluída na rotina de manutenção do edifício. Negligenciar esta tarefa potencia acidentes que podem acarretar responsabilidades para proprietários ou administradores. Podem aproveitar o período de verão para proceder a esta limpeza.

 

A limpeza periódica, eliminando a referida substância, assim como outros detritos que se possam acumular nas chaminés, deve ser feita por empresas especializadas. Estas devem emitir um certificado que iliba a responsabilidade dos proprietários da habitação.

 

Limpar a chaminé para evitar incêndios ao acender a lareira
 Foto de Kindel Media on Pexels

 

Esta manutenção previne o risco de incêndio e evita danos nas casas, como a má exaustão dos fumos que, com os anos, provoca mau cheiro na habitação e escurecimento das paredes. 

 

Infelizmente, o nosso país não tem lei específica que obrigue à limpeza das chaminés dos edifícios, mas as normas em vigor aconselham os proprietários – responsáveis pela limpeza dentro das frações ou condóminos competentes quando são abrangidas as partes comuns – a fazerem uma manutenção regular.

 

As autoridades aconselham a que se faça a limpeza das chaminés de lareiras de dois em dois anos e de cinco em cinco para chaminés de cozinhas. Esta tarefa deve ser realizada por empresas especializadas, que têm como obrigação emitir uma declaração de limpeza que, em caso de sinistro, poderá vir a servir de garantia e ilibar de responsabilidades os proprietários.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 05 de Dezembro de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel