Manutenção preventiva: entenda a importância deste conceito

manutencao-da-casa-braga-gomes-da-silva-braga-1

Fazer esta reparação ajuda a evitar problemas graves no imóvel e a garantir mais segurança.

manutenção preventiva é um conceito que pode e deve aplicar a todos os seus bens, mas sobretudo aos equipamentos que constituem o seu imóvel. Trata-se de uma abordagem estratégica de manutenção para evitar avarias, falhas ou outros constrangimentos. Ao adotar esta prática, estará a prolongar o tempo de vida útil destes equipamentos. 
 
No que toca à reparação do imóvel, é importante, também, ter uma ação preventiva para, desta forma, evitar que dê problemas e mantê-lo estimado durante mais anos. Além disso, garante uma maior segurança e conforto da casa, evitando gastos desnecessários e muitos imprevistos.
 

Como fazer uma manutenção preventiva ao seu imóvel?

 

Para conseguir uma manutenção preventiva aconselhamo-lo que a fazer uma verificação regular da parte elétrica: os equipamentos elétricos estão a funcionar bem? As tomadas, disjuntores, lâmpadas estão em perfeitas condições? Se for necessário, substitua os equipamentos que já apresentam sinais de mau funcionamento; limpe filtros e faça uma manutenção correta de máquinas, torradeiras, fogão, forno, para garantir que duram bastante tempo sem dar problemas maiores.
 
É igualmente importante fazer a reparação das torneiras, chuveiro, limpar e desentupir ralos, sifão, de forma a evitar mau cheiro, e certificar-se de que não há manchas de humidade e bolor na casa, nem infiltrações. 
 
Verifique regularmente o sistema de climatização do imóvel: limpe bem os filtros a cada 3 meses, veja se tudo está em bom estado e se não há, por exemplo, fios derretidos. 
 
Renovar a pintura da casa a cada 4 anos pode ser boa ideia, para manter a jovialidade do imóvel. A escolha de bons acabamentos e materiais de qualidade ajuda muito a manter a casa em boas condições e ainda a valorizá-la, se algum dia a quiser vender, por exemplo, ou alugar. Mas atenção: deve sempre usar produtos próprios e pouco abrasivos para limpar os diferentes materiais. 
 
Veja se a casa apresenta fissuras nas paredes que possam comprometer o bom estado do imóvel e não se esqueça do ponto mais importante: a limpeza. Não deixe acumular pó, tente fazer uma limpeza geral semanal, e mensalmente dedique-se a uma limpeza mais profunda de uma divisão específica, para evitar acúmulo de resíduos e alguma infestação.
 
 

A importância deste tipo de manutenção

 

Realizar uma manutenção preventiva pode poupar-lhe muitos problemas no futuro. Além de contribuir para a produtividade dos seus equipamentos, ajudá-lo-á a economizar, visto que ao rentabilizar o tempo de vida útil dos seus equipamentos e estruturas do imóvel, terá menos encargos com possíveis problemas que possam surgir, bem como uma maior utilização útil dos mesmos. 
 
Vai prevenir perdas, evitar o desgaste e fazer um melhor aproveitamento a longo prazo dos equipamentos aos quais executar manutenção.
 
 
Fonte: SuperCasa Notícias

Publicado a: 21 de Fevereiro de 2024

Por: SuperCasa Notícias

Avalie o seu imóvel