Mudar janelas ou meter painéis: candidaturas a apoios até 31 de outubro
Programa de ajudas do Estado para tornar as casas mais eficientes está a entrar na reta final para apresentar candidaturas.
Substituir janelas, instalar painéis solares ou ar condicionado são algumas das medidas comparticipadas pelo Estado, no âmbito do programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis. As candidaturas às ajudas para tornar a casa mais eficiente terminam no próximo dia 31 de outubro.
“Terminam no fim do mês as candidaturas ao programa que financia a substituição de janelas, instalação de painéis solares ou ar condicionado. A este aviso podem candidatar-se proprietários, coproprietários e arrendatários de habitações permanentes de todo o território nacional”, lembra o Governo numa publicação nas redes sociais.
Até à passada terça-feira (17 de outubro de 2023) foram apresentadas mais de 48 mil candidaturas a este programa (48.414). De acordo com dados do ministério do Ambiente e Ação Climática, a modalidade de sistemas e equipamentos eficientes (onde se enquadram, por exemplo, equipamentos de ar condicionado) é aquela que tem recebido mais candidaturas (22.404). Segue-se a instalação de painéis fotovoltaicos (16.831) e de janelas eficientes (8349).
Para esta fase do programa está disponível um orçamento de 30 milhões de euros, sendo que avaliação das candidaturas apresentadas terá início em janeiro de 2024. Candidaturas podem ser feitas aqui.
Fonte: idealista.pt
Publicado a: 26 de Outubro de 2023
Por: Idealista.pt