Noite Branca de Braga com Calema, Rui Veloso e Richie Campbell

note-branca-correto

Evento acontece entre 5 e 7 de setembro, com mais de 170 iniciativas e 48 horas de programação. Cidade será “palco a céu aberto”.

Calema, Rui Veloso e Richie Campbell são alguns dos artistas que vão passar pela edição deste ano da Noite Branca de Braga, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, com mais de 170 iniciativas culturais. Além de muita música, num cartaz que conta também com Marco Rodrigues, The Gift, Capicua, Plutónio ou Julinho KSD, haverá oficinas, exposições, performances, instalações e visitas guiadas.

 

“Este é um dos maiores eventos da cidade do ponto de vista cultural, mas também económico, turístico e até numa dimensão de encontro e reencontro de pessoas”, disse ontem ao JN o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, à margem da apresentação do programa. Segundo o autarca, o evento pretende “envolver toda a cidade”, que funcionará como uma espécie de “palco a céu aberto”, com as artérias do centro histórico invadidas por várias atividades.

 

Ao longo dos três dias, as ruas, praças e jardins acolhem teatro de rua, instalações interativas, circo contemporâneo, música itinerante, marionetas e dança, com destaque para as performances “Légendaires”, da companhia francesa Cie Remue Ménage, e “O Estranho Caso do Dentista da Rua Brasov”, da Troula Animacion (Espanha). Arruadas e fanfarras com os Bombar’t, Batalá, Moustache Brass Band, Funk You Brass Band e a arruada do Clube Raiz (Braga 25) prometem também despertar a cidade.

 

Quatro palcos

 

A programação musical e performativa vai decorrer em quatro palcos principais. O Pópulo recebe nomes como Marco Rodrigues e Calema no primeiro dia, The Gift e Rui Veloso no sábado e Capicua, com o coro comunitário Braga Fora, no domingo. Pelo Palco Avenida passarão Lon3r Johny, Plutónio e DJ Rob Willow na noite de sexta para sábado, ficando a programação da noite seguinte para Julinho KSD, Richie Campbell e DJ Ana Isabel Arroja.

 

O Palco Jazz, instalado no Museu D. Diogo de Sousa, e o Palco Braga 25, no Campo da Vinha, dedicado às artes performativas, completam a oferta com propostas inovadoras, dando espaço a projetos da Capital Portuguesa da Cultura.  

Detalhes

 

Espaço infantil

A Praça Municipal vai receber um espaço infantil, com experiências imersivas para toda a família, entre as quais um carrossel ecológico.  

 

Cariz solidário

A área alimentar, na Praça do Comércio, será dinamizada por associações e IPSS locais. As receitas revertem para projetos comunitários.

Publicado a: 27 de Agosto de 2025

Por: Jornal Notícias

Avalie o seu imóvel