Open space grande ou pequeno: dicas para otimizar os m2

cozinha-sala-open-space-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Uma casa em plano aberto divide-se em zonas com várias funções, desde cozinhar, relaxar no sofá, fazer refeições ou até trabalhar.

Tens de projetar um open space e não sabes por onde começar? A tarefa de saber dividir um espaço não é fácil: é preciso definir zonas, saber o que queremos potenciar em cada uma delas, e evitar que a divisão fique demasiado cheia de móveis e/ou acessórios. Deixamos-te algumas dicas para otimizares um espaço aberto.

 

 

Open space: significado do termo

 

Open space, traduzido do inglês, significa literalmente espaço aberto, sem paredes. Nesse contexto, elementos removíveis, como estantes e painéis divisórios, criam zonas distintas num mesmo ambiente, seja ele escritórios ou apartamentos.

 

Uma casa em plano aberto significa uma casa com um ambiente aberto onde diferentes funções são realizadas, ou seja, cozinhar, relaxar no sofá, almoçar e jantar.

 

 

Sala de estar e cozinha open space: quão grande deve ser?

 

Uma das perguntas mais frequentes de quem tem que projetar uma casa é justamente esta: qual deve ser o tamanho de um espaço aberto?

  • Uma cozinha-sala de estar em plano aberto deve ter uma largura mínima de 17/18 metros quadrados para acomodar uma única pessoa;
  • Uma cozinha-sala de estar de espaço aberto de cerca de 20 metros quadrados já pode acomodar um casal, desde que decores com móveis essenciais e que economizam espaço;
  • Um espaço aberto de 25 metros quadrados para cima é o tamanho ideal para desfrutar plenamente deste tipo de divisão.

 

Como dividir um pequeno espaço aberto

 

Pequenos espaços abertos têm de ser mobilados com móveis projetados para os hábitos daqueles que viverão lá. Digamos que temos que organizar o ambiente para um casal de trabalhadores que vivem na casa principalmente à noite. Neste caso, como é melhor dividir um pequeno espaço aberto?

 

Com um grande sofá que atua como um ponto focal dentro da sala, em torno do qual podemos distribuir uma pequena cozinha linear de espaço aberto, uma mesa redonda que pode ser aberta e uma parede equipada com televisão, acessível de todos os ângulos.

 

open space
 
Canva

 

Como dividir uma cozinha e sala de estar open space retangular

 

Vamos supor, agora, que é necessário mobilar um pequeno espaço aberto retangular e queres dedicar mais espaço à cozinha em vez da sala de estar.

Poderíamos usar uma parede baixa de gesso acartonado para dividir a sala de estar retangular da cozinha de plano aberto e organizar o mobiliário assim:

  • cozinha linear com península de um lado da parede;
  • mesa de jantar e sofá na direção oposta;
  • TV na parede mais longa da divisão partilhada entre as zonas.
open space
 
Canva

 

Como dividir um espaço aberto de 30 m2

 

E se, em vez disso, tivéssemos um espaço aberto de 30 m2? Poderíamos divertir-nos um pouco mais cuidando da estética, sem negligenciar a funcionalidade.

Por exemplo, para otimizar o espaço disponível, numa casa de estilo escandinavo, poderíamos:

  • usar a parte de trás da península da cozinha como um nicho embutido para a TV;
  • Junto à península, colocar a mesa de jantar e desta forma obter um ambiente exclusivo, duas áreas distintas e dois ambientes confortáveis.
opens space
 
Canva

 

Cozinha e sala de estar open space de 50 m2

 

Um ambiente único nem sempre é criado para compensar problemas críticos, como falta de espaço, luz ou ar. Também pode ser criado para obter uma área de estar moderna e impactante.

 

É o caso das coberturas com grandes janelas e cozinha de sala de estar de espaço aberto de 50 m2 ou mais, muitas vezes mobiladas com cozinhas modernas com ilha, combinadas com acessórios de mobiliário de cor taupe e texturas naturais, como a madeira.

 

open space
 
Canva
 
Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 13 de Março de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel