Pintar mobiliário antigo e dar-lhe nova vida: algumas técnicas úteis

restaurar-moveis-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Algumas ideias para transformares os teus móveis antigos em peças modernas e sem gastar muito dinheiro.

Recuperar uma velha peça de mobiliário de madeira maciça, do tipo que já quase não existe, repintando-a e dando-lhe um aspeto moderno pode dar grande satisfação. Para além de ser uma forma económica e também amiga do ambiente, de renovar mobiliário. Por isso, aqui estão algumas técnicas para pintar móveis antigos e dar-lhe um novo aspeto.

 

 

Escolha da tinta e dos pincéis

 

Dependendo do trabalho a ser feito, deve ser escolhida a tinta certa. O trabalho simples e rápido pode ser feito com tintas de giz (chalk paint), que se estão a tornar cada vez mais populares no mercado graças à sua capacidade de cobrir qualquer superfície, incluindo couro e metal. Não é necessário lixar ou pintar previamente, mas apenas limpar e desengordurar a superfície a ser tratada. A escova também tem a sua importância: cerdas macias ou duras, dependendo de se queres realçar ou não a pincelada. Lembra-te, antes de o usares, de mergulhares o pincel em água morna para recompor as cerdas e perder as que estão soltas, para que não acabem na tinta quando começares a pintar.

 

 

Técnica de pincelada cruzada

 

Ao remodelar móveis velhos, se não quisermos que as pinceladas fiquem visíveis, devemos não só escolher um pincel com cerdas macias, mas também espalhar a cor cruzando as pinceladas, primeiro numa direção e depois na outra. Desta forma, a cor misturar-se-á melhor e o resultado será mais uniforme.

chalk paint
Pixabay

 

Almofada de Stencil

 

Também podemos decorar mobiliário antigo com stencils. Basta colocares o modelo no local desejado, talvez fixando-o com uma fita de papel para o impedir de se mover, e aplicar a tinta nas fissuras. Tem cuidado para não sobrecarregar o pincel; é melhor usares um pincel redondo com a ponta plana, batendo a tinta levemente como se fosse com uma almofada, caso contrário o desenho será manchado quando o stencil for removido.

 

 

Lavagem de cores

 

técnica de lavagem de cores na remodelação de mobiliário é particularmente adequada quando existem frisos ou decorações que se querem destacar, tornando-os tridimensionais. Consiste em espalhar uma camada de cor na superfície a ser tratada e depois, uma vez seca, cobri-la com outra camada de uma cor diferente, muito diluída. Depois, com uma esponja húmida, remover esta segunda camada de cor, que só se instalará nos intervalos da madeira, tornando as decorações mais evidentes, com um efeito antiquado.

 

 

Decapagem

 

A técnica de decapagem é típica da restauração de mobiliário e outrora consistia em aplicar ceras antes de aplicar a cor, que eram depois removidas para criar um efeito antiquado. Um outro método para o fazer é aplicar várias camadas de cor na superfície e depois remover algumas delas utilizando lixa da areia apropriada. Isto criará um efeito de "desgaste" que dará um aspeto antigo e vivo ao nosso mobiliário restaurado.

chalk paint
Pexels

 

Dry Brush

 

Uma técnica de decoração no restyling de móveis antigos de madeira é também uma escova seca, outra forma de realçar frisos e desenhos em relevo. Faz-se mergulhando um pincel, de preferência um grande redondo, numa cor diferente da dominante - mais escuro ou mais claro, dependendo do efeito que se pretende obter, - drenando bem a cor sobre um pano ou esponja e, quando o pincel está quase seco, passá-lo rapidamente sobre as decorações a realçar. Desta forma, estes ficarão " manchados " com a cor escolhida, dando um efeito tridimensional ao restyling.

 

 

Proteção com cera ou com acabamento

 

Quando tivermos terminado de pintar os móveis, precisamos de escolher um protetor para selar a pintura e torná-la durável. Se o mobiliário não for exposto a desgaste excessivo (uma peça de mobiliário para uma sala de estar, por exemplo), uma proteção de cera será suficiente. Basta espalhar a cera por toda a superfície (é melhor escolher uma cera líquida para ser aplicada com um pincel porque a distribuição da sólida pode ser muito cansativa) e depois poli-la com um pano macio e seco. Para mobiliário mais sujeito a desgaste, é melhor utilizar um acabamento específico.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 12 de Setembro de 2022

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel