
Piscina no terraço: é preciso pedir autorização?
Quer colocar uma piscina no terraço, mas não sabe se é necessário pedires autorização? Fique a saber tudo o que precisas.
Os dias quentes de verão fazem com que o corpo necessite constantemente de se refrescar. Por isso, por esta altura, não há nada melhor do que dar uns mergulhos. Uns preferem o mar, outros a piscina.
No entanto, quem vive longe da costa ou não tem próximo de si essa possibilidade, perde a oportunidade de ter dias bastante agradáveis. Mesmo quem tenha essa opção, pode pensar que não há nada como ter uma piscina em casa.
Se pretendes colocar uma piscina no terraço e desconheces se é preciso pedir autorização, não desanimes. Iremos dizer-te tudo o que necessitas sobre este assunto.
Piscina em casa: o que diz a lei?

Pensar em instalar uma piscina em casa é algo recorrente por parte de quem sente que tem espaço para fazê-lo. Com o aumento das temperaturas, ter uma piscina permite-te dar uns mergulhos refrescantes. Colocar uma piscina é um desejo comum em muitas pessoas que moram num apartamento com terraço.
Instalar uma piscina na única área externa da casa é um desejo comum. Contudo, convém conhecer a lei. Não há normas que regulem esta vertente da casa. Por isso, é possível colocar uma piscina no terraço, desde que seja privada e não comunitária.
Já no caso de se tratar da colocação de uma piscina na cobertura, aí será necessário obter a aprovação e consequente autorização dos vizinhos.
Piscinas: há tamanho/peso limite?
Se quiseres colocar uma piscina de plástico pequena, como se trata de um elemento de usar e retirar, não é necessária nenhuma comunicação, a não ser que as normas internas estabelecidas pelos coproprietários indiquem o contrário.
Geralmente, as piscinas vendidas em supermercados não são grandes e estão destinadas a serem utilizadas num determinado momento. Logo, não é necessário comunicar a sua colocação.
No entanto, é importante ter em conta o tamanho e os litros de água que suporta. As piscinas de grandes dimensões podem provocar danos ou fissuras.

Ter uma piscina em casa: aspetos a considerar
As piscinas podem ser construídas em terraços. Contudo, é necessário ter em conta o tamanho, a forma e a construção da piscina que deve ser adequada ao espaço e ao peso suportado pelo terraço.
Antes de avançares com o projeto, convém saberes se as infraestruturas habitacionais se encontram devidamente preparadas para suportar a carga produzida. Este tipo de instalação pode revelar-se um desafio, quando não há infraestruturas habitacionais que assegurem a colocação da piscina.
Falar com um especialista
É aconselhável consultar um especialista, um profissional da área, com formação em arquitetura ou engenharia para que possas garantir que consegues colocar uma piscina em casa em segurança.
Este profissional deve ter em consideração um conjunto de fatores para fazer essa avaliação, nomeadamente as dimensões do terraço, o peso adicional de quem toma banho na piscina, os materiais indicados, o tipo de estrutura adequado e outras cargas associadas.
Saber peso de uma piscina cheia

Regra geral, segundo o Código Técnico da Edificação, a sobrecarga produzida pela piscina não deve exceder os 200 quilos por m².
Ora, tendo em conta estes dados, a instalação de uma piscina insuflável é viável, pois tende a cumprir a condição de sobrecarga acima referida. Como este tipo de piscinas apresenta uma estrutura consideravelmente leve, facilita o processo.
Escolher uma piscina: dicas essenciais
Se estás a pensar em comprar uma piscina, tem em consideração alguns dos aspetos sobre os quais vamos falar em seguida.
1. Avaliar o estilo do terraço
É importante definir o estilo a criar no teu terraço. Idealmente, a piscina deve ser construída devidamente enquadrada com o local. Ela pode apresentar um estilo tradicional, rústico, moderno, minimalista, oriental.
Há várias opções, algumas até podem ser combinadas. No momento de selecionarmos a piscina, tem em conta o estilo da construção já existente, mas tem também em consideração a paisagem envolvente. Há empresas que te podem ajudar nesta matéria.
2. Definir as dimensões da piscina
Naturalmente, uma piscina no terraço tende a ter dimensões inferiores às piscinas de jardim. No entanto, há que ter em conta a estrutura e o espaço que tens disponível.
Não existindo muito espaço, a opção poderá passar pela construção de uma minipiscina, normalmente com menos de 10 m².
A colocação de extras permitirá aumentar o teu conforto. Adicionar massagens relaxantes à tua piscina, quase a transforma num fascinante spa.
3. Decidir o formato da piscina
A tua piscina pode apresentar o formato que desejares, desde que tomes as medidas necessárias para o terraço conseguir albergar a piscina.
Há diferentes tipos de piscinas, nomeadamente: em forma de feijão/rim, oval, circular, retangular ou até de forma livre e criativa.
No momento de projetares a tua piscina, tem em linha de conta o ambiente que pretendes apresentar. Para terraços exóticos, as piscinas em feijão/rim combinam na perfeição.
4. Selecionar acessórios de piscina
Existe um conjunto variado de acessórios que permitem complementar a tua piscina. Estes elementos podem conceder elegância e conforto ao espaço. Podes adicionar iluminação, chuveiros, vedações, coberturas, sistemas de natação contracorrente, indicados para desportistas, entre muitas outras possibilidades. Os acessórios permitem tornar a tua piscina mais segura, confortável, bela e com a máxima higiene.

5. Piscina com ou sem aquecimento
É sensato que a construção da piscina seja feita em pleno inverno, para estar perfeita no verão. No entanto, podes implementar um sistema de aquecimento que te permita aquecer a água até 28 °C.
Este tipo de equipamento fará com que consigas usufruir da piscina ao longo do ano, mesmo nas estações mais frias. Há soluções mais ecológicas, nomeadamente o aquecimento solar de piscinas.
6. Piscinas insufláveis
Optar por piscinas insufláveis revela-se uma decisão sensata, uma vez que se trata de uma solução mais barata e mais prática. Esta opção oferece a estabilidade e a segurança que se pretendem num espaço como um terraço.
Ter uma piscina insuflável no terraço da tua casa permite-te refrescar como pretendes fazer durante o verão. Esta opção é boa, porque estas adaptam-se ao espaço disponível com facilidade. Além de ter a vantagem de uma instalação simples, no final da época balnear, podes desinstalar a piscina insuflável com facilidade.
7. Piscinas infantis

Ter crianças em casa é uma felicidade, não é verdade? São a melhor coisa do mundo. No verão, os traquinas adoram brincar na água. Por isso, colocar piscinas infantis permite assegurar bons momentos em família. No mercado, podemos encontrar diversos modelos.
No momento de instalares este tipo de piscina no teu terraço, poderás também investir na colocação de acessórios. Há uma grande variedade de opções que permitem enriquecer o espaço, nomeadamente escorregas, anéis insufláveis e frisbees, entre outras possibilidades.
As piscinas infantis apresentam uma estrutura resistente e durável. Deste modo, a criança pode brincar com total segurança.
8. Colocação da piscina
No momento de instalares a tua piscina insuflável no terraço, deves escolher uma zona plana e limpa. Posteriormente, deves colocar uma folha de plástico para te permitir isolar o fundo da piscina do solo. Após essas etapas serem concluídas, segue-se o momento de encher o anel insuflável que a piscina apresenta, com um compressor.
Após encheres com água, deves instalar o sistema de filtragem e outros acessórios necessários para a manutenção da piscina insuflável. Quando a época balnear findar, só tens de escorrer a água da piscina através da sua válvula de escoamento. Então, poderás dobrar a piscina e guardá-la onde achares pertinente.
A construção de uma piscina no terraço revela-se uma das melhores formas de valorizares a tua casa. Se contactares uma empresa de construção de piscinas para pedires orçamentos, podes já perspetivar uma solução que irá, definitivamente, melhorar a tua qualidade de vida.
Fonte: Idealista.pt
Publicado a: 06 de Agosto de 2024
Por: Idealista.pt