
Regresso às aulas: dicas para poupar dinheiro e não stressar
O regresso às aulas não tem de ser um momento dispendioso. Deixamos-te dicas de como poupar dinheiro e ter o material em dia.
Setembro chega sempre acompanhado do regresso às aulas. Depois dos gastos das férias, vem a correria pelo material escolar. Para os mais novos significa o regresso à escola, entrar numa nova rotina, conhecer colegas novos ou, até mudar de escola. Para os pais, é mais um desafio: planear e gerir as despesas para evitar gastos desnecessários.
No entanto, para te ajudar a reduzir o stress do regresso às rotinas e para que não dês cabo do orçamento familiar logo no início de setembro, deixamos-te alguns truques e dicas para que consigas comprar tudo o que os alunos precisam, sem gastar muito dinheiro.
Regresso às aulas: dicas para poupar dinheiro

Sabemos que depois do gasto com os manuais escolares, e logo após o período de férias, o orçamento disponível para comprar os artigos (quase infinitos) das listas de material escolar pedidas pelos professores, pode estar reduzido. E como é óbvio, há que viver o resto do mês contando com despesas como comida, passes de transportes públicos, roupa e muito mais que os pequenos estão sempre a precisar.
Para te ajudar a equilibrar as contas aí de casa temos algumas dicas para que possas poupar dinheiro no regresso às aulas:
Material escolar: começa pela lista de compras

Começa pelo óbvio. Faz uma lista do que sabes com toda a certeza que vai ser necessário comprar mesmo antes de receberes as indicações específicas por parte dos professores sobre que materiais escolares específicos vão ser necessários para cada disciplina.
Podes começar por perceber se é necessário trocar de mochila, comprar um estojo novo, apostar nas canetas, marcadores, lápis e cadernos. Se o teu filho já tiver numa fase escolar mais avançada e específica poderás reaproveitar alguns materiais do ano anterior, ou comprar de novo algum material específico da área do curso que frequenta.
Poupar nas compras: comparar preços é essencial
Compara sempre os preços dos produtos que precisas de comprar. Desde supermercados tradicionais a lojas específicas podes conseguir aproveitar promoções e descontos que poderão ser uma ótima ajuda para poupar.
Depois de comparar preços em vários sítios, começa por fazer uma espécie de roteiro de onde ir e o que comprar em cada um dos locais onde descobriste o melhor preço. Podes também aproveitar e ver se compensa comprar o material escolar online ou numa loja física. Tem em atenção que as compras online estão sujeitas a prazo de entrega.
Como escolher o material escolar adequado

Opta por material escolar de marca branca. Geralmente, são mais baratos e a qualidade é idêntica. Assim, conseguirás comprar material escolar barato e cumprir os requisitos indicados. Verifica se os teus filhos têm materiais do ano anterior que possam ser reutilizados e evita as compras em duplicado.
Descontos e promoções
O regresso às aulas é uma altura em que as superfícies comerciais fazem descontos em vários artigos, como por exemplo, as promoções de material escolar do continente. No entanto, evita comprar artigos que não estão na lista, só porque estão em promoção.
Deduz as despesas escolares no IRS

Pede sempre fatura com número de contribuinte (NIF) e deduz as despesas no IRS. Não é uma poupança imediata, mas pode aumentar o reembolso do IRS, no ano seguinte. Cada agregado familiar pode descontar 30% das despesas de educação até ao limite de 800€ anuais.
Poupar é a palavra de ordem, e com estas sugestões temos a certeza que vais conseguir dar aos teus filhos um excelente e memorável regresso às aulas. Inicia este ano letivo 2023/24 sem perturbações e sobressaltos financeiros.
Fonte: idealista.pt
Publicado a: 30 de Agosto de 2023
Por: idealista.pt