Remodelar quartos de criança: 3 truques fáceis de aplicar

quarto-brinquedos-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Os quartos infantis merecem atenção especial, uma vez que as necessidades das crianças estão sempre a mudar.

Ano novo, vida nova, ou assim diz o conhecido ditado. É uma ótima ideia, mas, felizmente ou infelizmente, provavelmente não é tão viável quanto gostaríamos. Talvez mudar de país de residência, hábitos ou trabalho seja complexo, mas podemos adaptar o ditado às nossas necessidades e optar por começar a remodelar a casa. Todas as divisões são importantes, mas existam algumas mais utilizadas que outras, ou que precisam de revisão constante para atender às necessidade. É o caso do quarto das crianças.

 

 

Apostar em móveis evolutivos e moduláveis

 

Os quartos das crianças devem ser confortáveis ​​e seguros, e por isso é uma boa solução apostar em móveis evolutivos, a menos que estejamos dispostos a investir uma quantia significativa de dinheiro todos os anos para mudá-los. Existem berços, por exemplo, que se convertem em camas e podem ser utilizados por crianças até aos 7 anos. Embora a princípio represente um grande investimento económico, a verdade é que a longo prazo compensa, tanto para o bolso quanto para as dores de cabeça.

Além disso, na hora de escolher os móveis para quartos de criança para estas divisões, que geralmente não ocupam muito espaço, para que os pequenos tenham a maior área de lazer possível.

 

quartos de criança
 Foto de Tatiana Syrikova no Pexels

 

 

Dividir o quarto das crianças em vários espaços

 

Em relação a este último, um bom ponto de partida é começar por planear bem os espaços. É fundamental que a criança saiba diferenciar claramente as áreas do quarto: jogos, estudo, descanso... Isso contribuirá para que a concentração na atividade que realiza seja maior, seja ela qual for. Como iniciar esta tarefa? Organizar a zona de descanso, ou seja, colocar a cama, para depois gerir o resto das divisões.

 

quartos infantis
 Foto de Nathan Dumlao no Unsplash
 

Em relação à área de jogos e lazer, o que os especialistas recomendam é que seja em uma área iluminada, onde possam ser colocados elementos para arrumação: pequenos armários, cómodas, mesas, gavetas... É importante ter em mente que esta área será uma das que mais sofrerá alterações ao longo do tempo. Nesse sentido, também é preciso falar do solo. Os bebés e crianças mais novas vão precisar de tapetes, almofadas ou almofadas, e à medida que vão crescendo, a zona terá de ser limpa, podendo ser aproveitada colocando uma secretária. Outra opção seria, por exemplo, ter um piso radiante. Talvez seja um bom momento para investir em aquecimento doméstico para ganhar conforto e economia a longo prazo.

 

Por outro lado, se a segurança é importante no resto da casa, ela é essencial no quarto das crianças. Ter móveis aprovados, feitos de materiais atóxicos e com bordas arredondadas é fundamental.

 

 

Cores neutras para quartos infantis

 

Quanto à seleção de cores, o ideal seria apostar em tons neutros, e até mesmo o branco, que geram uma sensação visual de espaços amplos e luminosos. Para dar um toque infantil, podes usar cortinas ou colchas coloridas.

 

Em suma, as reformas dos quartos de crianças são essenciais para conseguir casas que atendam às necessidades das famílias. Ter um quarto adaptado e seguro, além de qualidade de vida para os pequenos, é tranquilidade para os pais.

 

decorar quartos de criança
 Foto de Collov Home Design no Unsplash
 

Artículo escrito por Sandra Barañano, diretora técnica da Cuida Tu Casa

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 26 de Janeiro de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel