Renovar a casa para investimento: uma estratégia para maximizar lucros

renovar-gomes-da-silva-braga-1

Realizar melhorias estruturais e estéticas pode aumentar, de modo significativo, o valor de mercado do imóvel.

Renovar a casa pode ser a chave para aumentar o valor de mercado de um imóvel e maximizar o lucro na hora da venda ou arrendamento. Com pequenas melhorias estratégicas, como modernização de espaços e ajustes na decoração, por exemplo, é possível atrair mais compradores. Eis as vantagens de renovar a casa para transformá-la num investimento rentável.

 

“O imobiliário continua a ser uma alternativa de investimento segura, mesmo face às desafiantes características do setor, mantendo um crescimento através das diferentes tendências desta indústria, desde os arrendamentos, ao turismo ou ao alojamento local”, tal como explica Luís Filipe Silveira, Director Real Estate da Hipoges, neste artigo preparado para o idealista/news.

 

Segundo o responsável, a reabilitação e a renovação de casas e imóveis voltaram a ganhar força no setor, visto que pode ser o ponto de partida para todas as restantes tendências e necessidades do mercado – nomeadamente dar resposta à falta de stock. Esta opção é vista, por isso, cada vez mais como uma alternativa e uma estratégia comum, uma vez que permite o aumento do valor da propriedade remodelada e também a obtenção de um retorno positivo, seja por meio de venda ou arrendamento.

 

remodelar a casa
 
Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels
 

Além disso, a “pandemia alterou a dinâmica da população, que cada vez mais aposta em trabalhos com possibilidade de teletrabalho, levando a uma maior procura nos arredores das grandes cidades e no interior do país”. Estas mudanças criam a oportunidade de investimento e um reforço de stock de acordo com as diferentes tendências.

Luís Filipe Silveira aponta e explica três características que tornam esta opção atrativa para quem investe.

 

Possibilidade de transações a baixo custo

 

A renovação de imóveis para investimento torna-se atrativa por duas razões: a possibilidade de os adquirir a baixos custos e a maximização da rentabilidade com a venda ou arrendamento destes. 

Muitos dos processos de renovações de casas acontecem com imóveis mais antigos, que estão vazios ou em situação de abandono e, também, num estado de maior degradação. Estas características permitem a redução dos preços e, por consequência, a aquisição das propriedades a valores mais baixos. 

Por outro lado, a aquisição de imóveis com estas características permite uma avaliação prévia de problemas já existentes que possam ser resolvidos com as obras de renovação, reduzindo os riscos futuros.

 

remodelar a casa
 
Foto de Antoni Shkraba no Pexels
 

Maximização do imóvel

 

A renovação permite uma completa maximização do imóvel. Ou seja, é possível adquiri-lo a preços baixos ou a fracas condições e transformá-lo numa versão elevada quando comparada à anterior.

Realizar melhorias estruturais e estéticas pode aumentar, de modo significativo, o valor de mercado do imóvel. Um exemplo paradigmático prende-se com o certificado energético. Ao melhorar este valor, com mudanças no isolamento térmico e em sistemas de aquecimento, irá reduzir, a longo prazo, os custos operacionais, tornando-a ainda mais atrativas para potenciais compradores.

 

Para além disso, a maximização do imóvel, com a sua renovação, incluindo funcionalidades modernas e distintivas, assim como acabamentos em alta qualidade, pode ser um fator de destaque num mercado altamente competitivo.

 

Multiplicação da rentabilidade

 

Um dos grandes fatores de atratividade na renovação de casas para investimento são as potenciais receitas e lucros, assim como o retorno do investimento. Com a realização deste processo, possibilita rapidamente a sua recolocação no mercado.

Seja para vender, arrendar ou até transformar num alojamento local e turístico, imóveis renovados tendem a alcançar uma rentabilidade mais célere. Uma vez que, quando colocados no mercado, conseguem ter uma mais rápida interação dos consumidores, pelo alargado fator de atratividade.

 

remodelar a casa
 
Foto de Ivan Samkov no Pexels
 

Ademais, a localização do imóvel também pode contribuir para a sua rentabilidade, após a sua renovação. Tendo em conta que estes imóveis estão, na sua maioria, localizados em zonas mais degradadas nos grandes centros das cidades ou em zonas com menor movimento, a renovação das habitações ajuda a dinamizar estas zonas, tornando-as mais atrativas e provocando um aumento significativo no valor da zona ou propriedade e, consequentemente, uma maior capitalização.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 08 de Outubro de 2024

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel