Santos Populares: História e tradições de norte a sul de Portugal

santos-populares-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-imobiliaria-braga-1

Desde as marchas populares em Lisboa, ao São João no Porto, e ao São Pedro em diversos outros concelhos, a tradição é forte e nunca é demais relembrar como apareceram estas datas especiais, que dão tanta vida e cor às cidades portuguesas.

 
As principais celebrações dos Santos Populares estão associadas aos dias 13, 24 e 29 de junho, respetivamente, Dia de Santo António, de Lisboa, Dia de São João, no Porto e Braga e Dia de São Pedro, nas ruas de Sintra, Évora ou Montijo.
 
Na capital portuguesa, a tradição é forte, com eventos desde marchas populares até casamentos na Igreja de Santo António, sem faltar a sardinha no pão e o cheiro a manjericão.
 
Já no Porto e Braga, celebra-se o São João, com a tradição de martelinhos e alho-porro. 
 
Em Sintra e em diversos outros concelhos também pode deparar-se com as celebrações do São Pedro, com mais balões, caldo verde e vinho a acompanhar.
 
 
Os Santos e as tradições
 
A história das tradições continua viva e nunca é demais relembrar como apareceram estas datas especiais, que dão tanta vida e cor às cidades portuguesas.
 
Santo António 
Nascido em Lisboa e batizado com o nome Fernando de Bulhões, ingressou na Ordem Franciscana, adotou o nome de António e dedicou-se a pregar as escrituras, que tão bem conhecia.
 
Partiu para Itália e, anos depois, acabou por falecer, a 13 de junho, data em que se celebra o Dia de Santo António, em memória deste santo que ficou conhecido como o santo de todo o mundo.
 
São João
Relativamente ao São João, comemorado no Porto, este é João Batista, que nasceu perto de Jerusalém e é referido nos Evangelhos da Bíblia. 
 
Ao contrário de Santo António, o dia 24 de junho marca a data em que João Batista nasceu, sendo o seu nascimento ponderado um milagre, como é relatado no livro de Lucas, na Bíblia. 
 
Ainda que a festa seja grande no Porto, este santo não é o padroeiro da cidade Invicta, mas sim Nossa Senhora da Vandoma.
 
Apesar de as comemorações serem mais conhecidas no Porto, também são feitas em Braga, Almada, Angra do Heroísmo, nos Açores, com desfiles, marchas, carros alegóricos, danças e bailaricos.
 
São Pedro 
Pedro é apóstolo de Jesus e ficou conhecido pela igreja católica como o primeiro papa. 
 
Neste sentido, passou a ser celebrado no dia em que se julga ser o aniversário da sua morte, o Dia de São Pedro e também o Dia do Papa. 
 
Em Portugal, a festa faz-se em diversas cidades: Sintra, Évora, Póvoa de Varzim, Montijo, Castro Verde, São Pedro do Sul, Seixal, Macedo de Cavaleiros, Ribeira Grande, Felgueiras e Bombarral.
 
 
As tradições que não podem faltar
Não existe uma relação direta entre os santos e os modos como são comemorados os seus dias. Existem manjericos, sardinhas, martelinhos, fogueiras, bailaricos, marchas, entre outros.
 
 
Marchas populares
Em Lisboa, são conhecidas as grandes marchas populares, que há 82 anos desfilam oficialmente pela capital portuguesa. 
 
Conta-se que a primeira marcha foi promovida por Leitão de Barros, homem próximo de António Ferro, a pedido de Campos Figueira, então diretor do Parque Mayer. 
 
O principal propósito era dar a conhecer os trajes, as músicas e provar a união dos alfacinhas na celebração do Santo António. A primeira marcha passou apenas em dois bairros, tendo evoluído até às marchas populares dos dias de hoje.
 
 
Sardinhas e manjericos
As sardinhas e os manjericos não estão diretamente relacionadas com estas datas, contudo, os Santos Populares comemoram-se precisamente na época alta da sardinha portuguesa, que coincide com a fase do ano em que há mais manjericos. 
 
Os manjericos eram colhidos pelos namorados para presentear as suas donzelas, simbolizando o amor.
 
 
Os martelinhos de São João
Sejam pequenos ou grandes, o que importa é ter um martelinho. 
 
Estes martelos foram inicialmente desenvolvidos, em 1963, por Manuel Boaventura, industrial do Porto. A conceção passava por ter mais um brinquedo no seu negócio, no entanto, decidiu oferecer diversos martelos azuis e brancos aos estudantes durante a semana da Queima das Fitas, em maio. Acontece que a moda pegou! Os martelinhos passaram a andar na noite de São João.
 
 
Outras tradições
Em todas as festas é também tradição saltar a fogueira, colocar-se quadras enquanto se oferece os manjericos, pois estas celebrações estão ligadas ao solstício de verão e a antigos rituais de fertilidade.
 
 
Fonte: Supercasa.pt

Publicado a: 08 de Junho de 2022

Por: Supercasa.pt

Avalie o seu imóvel