Segurança na Internet: Saiba como proteger-se nas suas compras

dia-mundial-internet-gds-imobiliaria-gds-seguros-gomes-da-silva-braga-1

Se duvida que comprar pela internet é seguro, saiba a que pormenores deve prestar atenção e como proteger-se.

Contrariamente de quando se faz compras de forma presencial, é frequente não haver contacto com as pessoas que estão por trás das lojas online. Contudo, cabe à plataforma garantir que os seus dados estão seguros e que pode sentir-se confiante a fornecer a informação precisa para fazer a transação. 
 
Se duvida que comprar pela internet é seguro, saiba a que pormenores deve prestar atenção e como proteger-se, segundo o Santander.
 
 
 
#1. Assegure-se que o website é seguro para transações
Antes de partilhar qualquer informação, incluindo também a pessoal, como nome, número de telefone ou email, é de extrema importância certificar que o website é seguro. 
 
Um sítio seguro na Internet irá encriptar a sua informação para garantir que os piratas informáticos não conseguem ver ou roubar os seus dados.
 
Uma das formas mais imediatas de conferir a segurança de uma loja online é através de uma rápida análise ao URL: se o website começar com “https” em vez de “http” (ou seja, um “s” a mais), significa que tem a certificação SSL. Trata-se de uma garantia digital que garante que a página da Internet segue um protocolo internacional de segurança que protege informação sensível, como os dados de cartões, nomes dos utilizadores, palavras-chave, entre outros.
 
 
#2. Certifique-se do URL antes de realizar qualquer pagamento
Tendo conhecimento que muitos utilizadores online não prestam atenção aos detalhes, alguns criminosos mimetizam o nome e o aspeto dos websites mais conhecidos para roubarem informação dos utilizadores.
 
Nos esquemas mais bem-sucedidos, a diferença entre uma página verdadeira e uma falsa é ténue: uma pequena mudança no nome apenas visível na hiperligação, uma letra em falta, um erro ortográfico ou uma pequena mudança que passa despercebida aos mais desatentos. Um exemplo: a mudança de um “o” para um zero (amaz0n.com ou w0ok.com).
 
Por este motivo, deve-se validar sempre que o nome que aparece na hiperligação é o correto e evite aceder às lojas online através de links enviados por e-mails ou mensagens de pessoas ou entidades que desconhece.
 
 
#3. Leia comentários de outros utilizadores
Antes de realizar qualquer compra num website novo, leia os comentários de outros utilizadores sobre a experiência.
 
Plataformas como o Portal da Queixa, Trustpilot ou até mesmo os comentários disponibilizados pela Google sobre o website são boas ferramentas para averiguar se pode realizar compras na loja online pretendida com total segurança.
 
Se encontrar indicações de burla ou roubo de informações, opte por comprar noutra página da Internet em que possa confiar.
 
 
#4. Desconfie de sites com preços muito abaixo do mercado
O preço de um produto é influenciado por diversos fatores, como o custo de fabrico, impostos e logística. Logo, se a loja online vender o produto por um preço muito inferior ao da concorrência, pode resultar em prejuízo para a mesma.
 
Por isso, se o preço for demasiado bom para ser verdade, é possível que seja um esquema. Pode acabar por comprar um produto falso, de procedência ilegal, sem garantia ou apoio do fabricante. Além disso, pode ser vítima de fraude, nunca receber o produto e ver os seus dados financeiros roubados.
 
Além dos conselhos acima referidos, procure no site um número de telefone fixo para contacto, morada e informações sobre a sua política de privacidade e de segurança.
 
 
Durante a compra: Como fazer compras seguras pela internet
 
Comprar pela internet é seguro, mas deve ter atenção redobrada ao método de pagamento utilizado. Os que oferecem mais segurança são:
 
 
Referência Multibanco
Este método é frequentemente utilizado em lojas nacionais e é um dos mais seguros, por não disponibilizar dados diretamente à loja. O comerciante envia uma mensagem de texto ou um email com a entidade, referência e montante e o comprador só tem de inserir estes dados numa caixa automática ou na plataforma de homebanking do seu banco (no NetBanco Particulares, no caso do Santander).
 
 
Cartões virtuais
Várias plataformas possibilitam a criação de cartões de crédito virtuais, isto é, cartões que são gerados num contexto eletrónico e que têm um limite de plafond e de tempo. Tal como na solução acima, dados do cartão real não são divulgados, pelo que garante maior segurança à operação. O MB WAY, por exemplo, permite gerar cartões virtuais através da aplicação mobile.
 
 
Instrumentos com dupla autenticação
Se optar por realizar pagamentos diretamente com o seu cartão, garanta, com o seu banco, que qualquer pagamento realizado com o seu cartão tem de seguir o procedimento de autenticação forte, ou seja, que utiliza dois ou mais elementos de segurança para realizar uma operação. Desta forma, sempre que inserir os dados do seu cartão para realizar um pagamento, o seu banco vai pedir-lhe uma autenticação acrescida, que pode ser:
  • Algo que só o utilizador conhece (como uma palavra-chave ou código)
  • Algo que só o utilizador possui (como o telemóvel)
  • Algo do próprio cliente (como o reconhecimento facial ou da impressão digital).
 
Plataformas online
O PayPal é outra alternativa para fazer pagamentos online seguros. Esta plataforma foi desenvolvida especificamente para garantir que os utilizadores têm uma forma de pagamento segura e fiável através da Internet. Basta criar uma conta, carregá-la através de transferência bancária, multibanco ou cartão de crédito, ou débito, e fazer as suas compras sem nunca ter de partilhar dados pessoais.
 
Independentemente do método de pagamento que optar por utilizar, é importante acompanhar com frequência as transações realizadas na sua conta bancária ou cartão de crédito através da aplicação de homebanking, ou do saldo bancário.
 
 
Depois da compra: guarde todas as informações
 
Após fazer uma compra pela internet, o vendedor deve enviar imediatamente a fatura em formato digital para o seu email. Guarde-a no desktop, smartphone ou, simplesmente, não elimine o email. No entanto, para garantir que fica com a informação da transação, faça uma captura de ecrã (printscreen) com os dados da operação antes de sair do site onde fez a compra.
 
Depois, é importante estar atento ao extrato bancário. Se detetar que transmitiu a terceiros dados do número do seu cartão de crédito ou se constatou um débito suspeito no seu cartão, contacte imediatamente o seu banco. O emissor do seu cartão de crédito fará então uma investigação que poderá conduzir a um reembolso.
 
É igualmente aconselhável que apresente queixa na Polícia Judiciária, no setor de burla informática.
 
 
Fonte: Supercasa.pt
 

Publicado a: 15 de Maio de 2023

Por: Supercasa.pt

Avalie o seu imóvel