Tem piscina na sua casa? Veja como fazer uma limpeza eficaz
Conheça algumas dicas de como manter a sua piscina limpa para que possa desfrutar dela da melhor forma possível.
Todos nós gostamos de desfrutar de uma piscina, especialmente durante os dias quentes de Verão, pois é uma boa forma de se divertir com a família e amigos. É, no entanto, necessário saber como fazer a correta manutenção da sua piscina, por forma a garantir a sua durabilidade e correta conservação durante todo o ano.
Tem piscina desmontável? Veja como fazer a manutenção
Para manter a água e a própria estrutura da piscina devidamente desinfetada deve:
Use uma bomba de filtração - A água da piscina deve circular de forma regular, de forma a evitar que químicos e outras impurezas possam ficar incrustados nas paredes. Invista numa bomba de filtração. Esta deve estar ligada durante um mínimo de 12 horas por dia. Deve também verificar o filtro para monitorizar se existe alguma acumulação de lixo. Se encontrar demasiada sujidade troque a bomba.
Use pastilhas de cloro - Deve evitar o aparecimento de fungos e algas da sua piscina. Para este efeito pode utilizar pastilhas de cloro, que vão, de forma progressiva libertando uma substância que assegura um tratamento e manutenção durante a utilização da piscina.
Em alternativa ao cloro pode utilizar sal ou oxigénio ativo. Saiba que, para cada litro de água deve usar cinco gramas de sal. Em relação ao oxigénio ativo, é melhor ser aplicado durante a noite, de forma a evaporar mais facilmente. Estas alternativas são mais ecológicas e permitem uma desinfeção mais natural da sua piscina.
Controle os níveis dos químicos à superfície - Um dos requisitos para manter a sua piscina em boas condições para utilização deve ter em atenção três fatores, tais como:
• Nível de PH - Entre 100 e 150 ppm
• Nível Alcalino - Entre 7,4 e 7,6
• Nível de Cloro - Entre 2 e 4 ppm
Corrija possíveis descuidos com anti-algas e flutuantes - Se a sua piscina for deixada num estado maior de descuido, e a água ficar turva, ou terem crescido algas, não se preocupe. Pode utilizar um anti-algas ou flutuante, estes fazem com que as partículas de sujidade aumentem em tamanho para que possam ser capturados pelo filtro.
Limpar as paredes de uma piscina desmontável
Se fizer uso recorrente da sua piscina e a mantiver limpa, provavelmente não haverá nenhum problema grave de sujidade a encontrar, no entanto, recomendamos que lave as paredes e o fundo da piscina regularmente. Para fazer esta limpeza pode fazer uso de:
Remédios caseiros - Existem bastantes soluções para piscinas desmontáveis, especialmente quando feitas de plástico. Um bom exemplo é usar sabão neutro, mas pode também fazer uso de:
• Vinagre branco - Num recipiente com água e algumas gotas de vinagre branco e obtém um detergente para a sujidade
• Sabão de lavar louça - Passa por uma alternativa ao vinagre, produz um cheiro mais agradável e iguala na eficácia
• Lixívia - Serve para casos mais extremos, misture algumas gotas com água
Ferramentas de limpeza - Pode esfregar as superfícies com recurso a uma escova de raízes. Quando terminar a limpeza lembre-se de esvaziar essa água da piscina, de forma a evitar qualquer resíduo de detergente quando a voltar a encher.
Limpar uma piscina desmontável para arrumar
Se já não vai usar mais a piscina pode desmontar a estrutura para voltar a ter o espaço do seu jardim. Antes de a guardar deve:
Limpar o interior da piscina - Utilize um detergente neutro com uma esfregona para limpar o interior e a lona. Por fim, lave a piscina e deite fora qualquer água residual que persista e, quando secar, pode desmontar.
Utilizar um robot de limpeza - Uma piscina no exterior inevitavelmente terá poeiras e insetos a cair, como tal, recomendamos que use um robot de limpeza.
Saiba como limpar uma piscina fixa
Para melhor limpar uma piscina fixa pode fazer usar uma vassoura, uma rede de cabo longo, uma escova macia, um decantador, um aspirador e cloro.
Limpe a área externa - O primeiro passo passa pela limpeza do exterior da piscina, ou seja, o deck e o entorno, ond pode-se acumular resíduos e poeiras mediante a circulação de pessoas objetos e animais. Como tal deve varrer o lixo para um lugar afastado da piscina evitando que caia na água.
Limpe os filtros - De seguida limpe os filtros da piscina, mais conhecido como “Skimmer”, este tende a ficar na parte lateral da piscina. Recomendamos que limpe este filtro regularmente, não se esqueça que, antes de limpar este filtro deve também limpar o filtro da bomba.
Peneire a superfície - Neste passo apenas tem que passar a rede de cabo longo na superfície da piscina, removendo o lixo que aí ficar.
Escove o revestimento - De seguida, limpe o revestimento da piscina de forma a remover as algas que se possam ter acumulado. Este passo permite também prevenir o aparecimento de manchas. Certifique-se de que a escova é macia de modo a não danificar o vinil, a fibra e outros materiais.
Aspire a piscina - Muitas piscinas já são construídas com um tubo utilizado para este propósito. Por isso, pode usar o decantador para facilitar a aspiração do lixo.
Faça o tratamento químico da água - Este passo é semelhante ao que havia sido dito para as piscinas desmontáveis, certifique-se que a água da piscina encontra-se dentro dos parâmetros previamente mencionados para que possa usar a piscina em segurança.
Fonte: Supercasa.pt
Publicado a: 13 de Setembro de 2023
Por: Supercasa.pt