Terraços pequenos: como dar uma nova vida ao espaço

terraco-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Tens um pequeno terraço e não sabes como tirar o melhor proveito dele? Ficam aqui algumas dicas que te podem ajudar.

Um terraço pode ser o lugar mais acolhedor da casa. Para isso, basta apenas que conheças alguns truques de decoração e de aproveitamento de espaço.

 

Ainda que tenha pouquíssimos metros quadrados, não desanimes, pois podes fazer imensas coisas nesse pequeno lugar, deixando a tua criatividade fluir e usufruindo do estilo minimalista, sempre com um toque de bom gosto e personalidade.

 

O segredo é esse, saber aproveitar um espaço pequeno da melhor maneira possível, usando elementos funcionais para uso diário, mas também adequando a decoração ao estilo e gosto de cada família.

 

 

Ideias para decorar pequenos terraços

 

São várias as ideias que te vamos agora apresentar e que te vão deixar com água na boca para largares tudo o que estás a fazer e começares a criar esse teu refúgio.

 

Zona de relaxamento

 

Pequenos sofás ou pufes criam uma zona de conforto
 Pixabay
 

Quem não gosta de se sentir num ambiente confortável, acolhedor e de boa vibe? Para transformar o terraço num local de relaxamento, sugerimos-te que coloques umas bonitas espreguiçadeiras e um guarda-sol. Optar pela cor branca vai tornar o ambiente luminoso e sereno.

 

Se não gostaste da ideia das espreguiçadeiras, podes sempre optar por colocar uns pufes, várias almofadas e um pequeno tapete para dar um toque estético. Relaxantes e confortáveis, os pufes são uma ótima opção decorativa e existem em várias cores, formatos e tamanhos.

 

 

Decoração vertical

 

Jardim vertical
 Pxhere
 

De certeza que já ouviste falar nos jardins verticais. Estes são uma excelente opção para aproveitar um lugar pequeno da melhor forma, pois não ocupam praticamente espaço. A decoração vertical inclui não só os jardins, mas também outros objetos decorativos e acessórios que tiram proveito do espaço vertical de um imóvel, ou seja, as paredes.

 

 

Mini piscina ou jacuzzi

 

Jacuzzi no jardim
 Pxhere
 

Se pensas que por não viveres numa moradia isso te impede de desfrutar dos dias mais quentes da melhor forma, enganas-te. Poderás, sim, refrescar-te numa mini piscina ou num jacuzzi, num canto agradável do teu terraço.

 

É verdade que não poderás propriamente nadar ou convidar toda a família para uma festa de verão, mas podes dar-te ao luxo de ter momentos de relaxamento e harmonia nesse pequenino canto refrescante.

 

 

Barbecue ou churrasqueira

 

Barbecues ou churrasqueiras para os convívios em família
 Pexels
 

Por muito pequeno que um terraço seja, há sempre lugar para um barbecue ou uma churrasqueira para que possas promover almoços e jantares em família e com amigos.

 

 

Misturar a decoração com o interior

 

Decorar terraço
 Pxhere
 

Misturar o tipo de decoração e as cores do interior da casa com o exterior, é um excelente truque para que as separações não sejam tão notadas e, assim, criar a sensação de que o terraço é maior. Opta por colocar algumas almofadas que tenham cores idênticas ao interior para que consigas uma harmonia entre o interior e o exterior, como se se tratasse de uma extensão do espaço.

 

Além do mais, podes optar por um mobiliário de jardim com alguns pormenores salientes para criar um ambiente inovador que se adapte ao teu estilo e onde os teus convidados se sintam confortáveis. 

 

 

Um recanto especial para a mesa de jantar

 

Mesa de jantar para exterior
 Unsplash
 

Jantar no terraço é sempre um programa agradável para aquelas noites quentes de verão. Mas como fazer isso num terraço com poucos metros quadrados? Simples, basta que o mobiliário ocupe pouco espaço, como mesas e cadeiras dobráveis.

 

Se tiveres o espaço suficiente para que as cadeiras e mesas não te incomodem podes optar, por exemplo, por um conjunto de mesa e cadeiras para exterior que já contam com tratamento para resistir às diferenças de temperatura. O mobiliário de verga costuma ser uma boa aposta que confere um toque elegante ao espaço exterior

 

Mobiliário moderno

 

Decoração moderna
 Unsplash
 

O mobiliário e decoração de estilo moderno caracteriza-se por linhas retas e poucos adornos. Isto é essencial para os pequenos recantos da casa, como os terraços pouco espaçosos, pois não deixa o lugar muito sobrecarregado.

 

Materiais como o vidro e o aço são muito característicos deste tipo de decoração. Assim sendo, podes optar por umas bonitas cadeiras em aço e lustres em vidro.


 

Coloca um piso diferente

 

Relva artificial
 Pixabay
 

O piso é também uma das partes muito importantes a ter em conta no processo de decoração de um terraço. Para isso, aconselhamos-te o uso de relva artificial, pois além de bonito e agradável, não precisa de muita manutenção.

 

Outra sugestão é fazeres um piso em pedras de cristais naturais, ou pedras do mar e do rio. Azulejos cerâmicos podem também ser uma excelente opção. E por falar em madeira, caso não gostes de nenhuma das sugestões anteriores, este é um material que nunca passa de moda e ainda podes combinar com outros materiais, como relva artificial ou pedras.

 

 

Deixa-te embalar por uma cama de rede

 

Baloiço de jardim
 Pexels
 

As camas de rede são excelentes para colocar em qualquer espaço exterior, seja jardim, quintal ou até mesmo terraço. Ocupam pouco espaço e ainda são fáceis de colocar. Assim poderás criar um espaço no teu terraço para relaxar depois dos dias de trabalho ou durante as férias de verão.

 

São ótimas opções para os mais pequenos fazerem uma sesta à sombra ou até mesmo para te sentares a desfrutar de um livro. As camas de rede estão disponíveis em várias cores e materiais, e podem ser suspensas quer num suporte próprio ou na própria parede.  Se não tiveres espaço suficiente podes sempre optar por um baloiço de jardim. 

 

Iluminação

 

Jardim com luz
 Unsplash
 

Sendo uma zona ao ar livre, os terraços por norma usufruem de bastante luz durante o dia. Mas não queres aproveitar este espaço da casa apenas até ao pôr do sol, certo? Então não te esqueças de o iluminar bem para que possas tirar o máximo de proveito dele a qualquer hora.

 

A iluminação é também importante porque cria o efeito de que a área é mais ampla. Podes usar luzes embutidas ou até mesmo fios com lâmpadas de várias cores, para dar mais vida ao local.

 

 

Um pérgula fica sempre bem 

 

Pérgula no jardim
 Unsplash
 

Num terraço pequeno pode ser difícil colocar uma pérgula. Uma opção mais prática e económica são os toldos. Têm ainda a vantagem de que não alteram a estética das fachadas dos prédios, pois podem ser recolhidos, e também não ocupam tanto espaço.

 

 

Transformar o terraço num espaço zen

 

É certo que, numa zona da casa com poucos metros quadrados, o melhor é mesmo usar cores neutras como o branco ou o bege para que, visualmente, o espaço pareça mais amplo. No entanto, poderás usar cores mais marcantes em alguns detalhes para conferir mais vida ao local.

 

Uma base neutra com alguns toques de cor confere luminosidade e amplitude, que são também características modernistas, mas há ainda outros elementos que podem tornar o teu terraço encantador.

 

Plantas

 

As plantas conferem vida a qualquer lugar
 Pexels
 

Outra característica que dará vida ao teu terraço são as plantas. Quando o espaço é um problema, o melhor é mesmo aproveitar as paredes e instalar floreiras verticais. Para isso podes usar vasos, caixas de madeira ou outros recipientes para colocar as flores.

 

As chamadas plantas trepadeiras são também uma excelente opção.

 

 

Para um terraço coberto

 

Tens um terraço coberto e precisas de ideias para o decorar? A nossa dica é criares um jardim de inverno. Estes jardins são um género de estufa que permite que desfrutes do sol dos meses mais frios do ano num ambiente fechado e confortável.

 

 

Mistura materiais

 

Misturar materiais no jardim
 Unsplash
 

Por fim, a última dica que te damos é a mistura de vários materiais para que personalizes da melhor forma o teu terraço. Usar a madeira, a pedra e o metal revestido de branco pode ser uma ideia interessante. Outra ideia prática e funcional é o uso da madeira e do vidro, ou o forro que imita tijolo  que combinam na perfeição.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 15 de Maio de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel