Tradições de Carnaval em Portugal: como se vive a folia pelo país?

carnaval-gds-imobiliaria-gds-seguros-gomes-da-silva-braga-1

Desde os carros alegóricos aos caretos, são várias as tradições que fazem do Carnaval em Portugal uma verdadeira festa.

As tradições de Carnaval em Portugal acontecem um pouco por todo o país. Desde desfiles, a festas e máscaras - as tradições, muitas delas, diferenciam-se de região para região, mas uma coisa não falta: a diversão.

 

Cores, luz e música é o que há em comum no Carnaval nos diversos cantos de Portugal. São dias de alegria, diversão , de “tirar o pé do chão” e quem sabe até mesmo dar uns passitos de samba. São dias em que também miúdos e graúdos podem ser quem quiserem.

 

 

Tradições de Carnaval em Portugal: sabes quais são?

 

Há quem goste de participar nas grandes festas de Carnaval como o Carnaval de Torres Vedras, de Ovar, da Madeira, de Podence e de Loulé, por exemplo. Outros gostam de mascarar-se e desfilar pelas ruas ou em centros comerciais. Os mais novos são fãs também de partidas, como balões de água e as conhecidas “bombinhas de mau cheiro”. Como se costuma dizer: “No Carnaval, ninguém leva a mal”.

 

 

Carnaval de Torres Vedras

 

Carnaval de Torres Vedras surgiu em 1923. Esta festa é intitulada como sendo "o Carnaval mais português de Portugal" e realiza-se durante 6 dias. A originalidade é uma das características desta tradição em que todos os anos há um tema novo.

 

Os carros alegóricos construídos por talentosos artistas são um símbolo de destaque no Carnaval de Torres Vedras onde apresentam uma sátira político-social. Esta componente do evento já faz parte do mesmo desde a sua origem e as suas criações são iniciadas nos meados do verão.

 

 

Carnaval de Torres Vedras
 flickr_commons

 

Para além da forte presença dos originais carros alegóricos, as figuras principais do Carnaval de Torres Vedras são as matrafonas, os cabeçudos e os Zés Pereiras.

 

Os Zés Pereiras são um grupo de pessoas, normalmente, homens que tocam bombos, gaitas de foles e outros instrumentos. 

 

Afirma-se que os cabeçudos marcam a sua presença no carnaval desde 1935. Reconhecidos pelas suas cabeças gigantes realçadas num corpo pequeno, são representações artísticas únicas. Começaram por ser construídos em pasta papel mas hoje faz-se com diversos materiais: tecidos, gesso, esferovite, entre outros. 

 

As matrafonas são homens mascarados de mulheres e marcam uma grande presença todos os anos no Carnaval de Torres Vedras. Surgiram em 1926 e apresentam-se de forma desajeitada com perucas desengonçadas, um andar desastrado e são personagens muito cómicas.

 

 

 

Carnaval de Ovar

 

Recuamos até ao ano de 1952, quando surgiu o Carnaval de Ovar.  Atualmente é uma atividade cultural e turística anual realizada no distrito de Aveiro. Conhecido como a Vitamina da Alegria, a sua preparação é realizada durante todo o ano com dedicação. O rei e a rainha do carnaval são protagonizados por cidadãos do município.

 

 

Atuações de sambódromos
 wikimedia_commons

 

Este evento prepara desfiles com os grupos carnavalescos e com as escolas de samba. Nesta região, decorre uma competição denominada de “Piada Coletiva” em que os participantes concorrem expondo um tema que, geralmente, contém uma sátira social.

 

Também com a presença de carros alegóricos, o Carnaval de Ovar transporta os milhares de visitantes para momentos de alegria e animação. 

 

 

Carnaval de Podence

 

No concelho de Macedo dos Cavaleiros, a Norte de Portugal, celebra-se a tradição do Carnaval de Podence onde as figuras principais são os famosos caretos. Estas personagens saem à rua entre o que chamam o domingo Gordo e a terça-feira de Carnaval com uma grande correria e saltos, com uma grande energia característica dos próprios caretos.   

 

Esta é uma tradição que se transmite de geração em geração, representa uma cultura e tem origem romana.

 

Caretos de Podence
 wikimedia_commons

 

O inconfundível traje é constituído por um fato colorido com franjas de lã amarelas, vermelhas e verdes. O rosto é coberto por uma máscara com nariz pontiagudo feita de couro, latão ou madeira. Calçam botas e no tronco têm uma bandoleira com campainha. Esta figura cultural e muito singular acompanha-se também de um pau e chocalhos na cintura. Correm atrás de pessoas, principalmente da figura feminina, para dançar e saltar.

 

Nesta região, no domingo-gordo celebram-se os casamentos a fingir. Na terça-feira de carnaval decorrem os desfiles e a queima do entrudo. Por fim, na intitulada quarta-Feira de Cinzas, realiza-se a missa na Igreja de Nossa Senhora da Purificação. Nesse dia ninguém está vestido de careto.

 

Em 2019 o Carnaval de Podence foi classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

 

 

Carnaval de Loulé

 

Algarvio que é algarvio gosta de um bom bailarico e no Carnaval não é exceção. A Sul de Portugal, as celebrações são marcadas pelo desfile carnavalesco em que se fecha a rua Avenida José da Costa Mealha, para celebrar o Carnaval de Loulé. A entrada é paga e o valor reverte para instituições de caridade.

 

Carros alegóricos
 Pixabay

 

corso conta com um desfile ao longo da cidade de carros alegóricos e bailarinos. Realizam-se concursos para escolher o melhor traje.

 

Muitas cores, grandes veste e multidão nas ruas a participar, o Carnaval de Loulé assume também um carácter turístico e muito artístico. 

 

 

Carnaval da Madeira 

 

Carnaval da Madeira conta com muita animação de rua como música e espectáculos.

 

No sábado à noite antecedente à terça-feira de Carnaval, há um cortejo que conta com a participação de foliões carros alegóricos. Nesta tradição, incluem também grupos de samba (e não só) que desfilam pelas ruas do Funchal transmitindo a alegria do Carnaval.

 

 

Carnaval na Madeira
 wikimedia_commons

 

No dia de Carnaval, é apresentado o Cortejo Trapalhão onde todos os que quiserem podem participar no desfile.

 

Existem tantas tradições de Carnaval no nosso Portugal, diferentes mas com elementos em comum. Infelizmente, com a evolução da pandemia, já muitos são os cancelamentos de desfiles e festas nas várias regiões.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 17 de Fevereiro de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel