Tudo sobre casas modulares: vantagens deste tipo de habitação

casas-modulares-vantagens-gds-imobiliaria-gomes-da-silva-braga-1

Guia completo sobre um nicho de mercado que tem cada vez mais procura no mercado nacional.

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre casas modulares e de como este nicho de mercado tem crescido em Portugal. No entanto, o conceito destas casas muitas vezes é confundido com outros tipos de construções, que envolvem os mais diversos materiais, mas que nada têm a ver com a construção em módulos. Para desmistificar este conceito e esclarecer as potenciais dúvidas que possam existir sobre a construção de uma casa modular, explicamos neste artigo do que se trata, apontando vantagens e desvantagens.

 

 

O que é uma casa modular?

 

Uma casa modular é uma habitação feita numa fábrica certificada, que é transportada por módulos para o terreno onde será feita a sua montagem e acabamentos finais. Este tipo de casa, tal como explica o Doutor Finanças neste artigo preparado para o idealista/news, requer uma preparação antecipada do terreno, por norma a cargo do comprador, e são vistas como uma ótima solução para quem pretende a construção de uma casa própria em pouco tempo.

 

Em relação ao seu aspeto é possível construir uma casa modular com um estilo moderno, mas também existem empresas que oferecem opções mais rústicas ou minimalistas. Atualmente estas casas já não estão limitadas a um piso térreo, pois muitas das empresas em Portugal disponibilizam projetos e plantas para casas com rés do chão e primeiro andar.

 

 

5 Vantagens das casas modulares

 

As casas modulares por norma apresentam-se como casas elegantes, com plantas bem estruturadas e com preços padrões muitas vezes baixos. Mas estas não são as únicas vantagens.

 

1 - Se tens urgência, as casas modulares demoram menos tempo a construir

 

Quando pensas em construir uma casa sabes, à partida, que este será um processo demorado, principalmente com o mercado atual. Desde a criação do projeto da tua casa, licenciamento e obras, até teres a chave na mão, é normal que passem vários meses, podendo mesmo demorar mais de um ano até estar pronta a habitar.

 

Já no caso das casas modulares, estas oferecem a possibilidade de teres uma casa pronta a habitar num espaço de três a seis meses, consoante o tipo de casa que escolheste, claro. Estes prazos são praticamente impossíveis de cumprir numa habitação de construção tradicional.

 

As casas modulares são construídas em fábricas especializadas para tal, e como cada construtora disponibiliza apenas alguns modelos, todo o processo de construção é mais rápido do que o normal. Para além disso, este método quando é bem aplicado diminui vários problemas que podem surgir durante a montagem dos seus módulos.

 

Assim que a construção dos módulos estiver terminada, os módulos são transportados para o terreno indicado e preparado pelo comprador. Por fim, os profissionais montam os módulos e fazem os acabamentos finais contratados.

O resultado é ter uma casa nova pronta a habitar num curto espaço de tempo. Esta pode ser uma grande vantagem para quem precisa da sua habitação pronta com urgência.

 

 

2 - Os materiais têm qualidade e oferecem segurança

 

A qualidade de uma casa modular é uma das grandes dúvidas da maioria dos interessados neste tipo de habitação. Esta dúvida está muitas vezes associada aos preços baixos anunciados e aos prazos reduzidos.

 

Antes de tomares a decisão de construíres este tipo de casa, deves fazer um levantamento sobre as construtoras especializadas em casas modulares em Portugal. Depois de uma seleção baseada na avaliação de outros compradores, deves marcar reuniões e visitas para avaliares o material utilizado. Desta forma, poderás ver com os teus próprios olhos os materiais utilizados e todo o processo de construção daquela empresa.

 

Por norma, a construtora de casas modulares tem o seu método de construção de módulos, que podem ser revestidos em cimento, madeira ou em painéis isoladores criados a partir de diversos materiais. A empresa costuma sempre explicar as vantagens do método escolhido e esclarece todas as dúvidas que o comprador possa ter em relação àquele material.

 

Depois é preciso ter em conta que este tipo de casa é construído numa fábrica especializada, onde existe um forte controlo de qualidade e segurança. Este é um dos fatores mais relevantes, pois caso não exista uma atenção aos detalhes, estas casas podem vir a ter diversos problemas.

As casas modulares são soluções extremamente seguras e resistentes a vários tipos de climas, tempestades e até terramotos. Para além disso, este tipo de casas oferece isolamento térmico e acústico, sendo este também feito em fábrica.

 

Dito isto, as casas modulares quando são construídas com bons materiais são casas com uma ótima qualidade e segurança. Por isso, é fundamental escolher bem a empresa que a vai construir, para conseguires o resultado desejado.

 

Tudo sobre casas modulares: prós e contras deste tipo de habitação
 Photo by Florian Schmidinger on Unsplash

 

3 - Materiais que prometem boa durabilidade

 

Ainda em relação à qualidade, as casas modulares construídas atualmente são tão resistentes como uma casa de construção tradicional. Para teres uma noção, uma casa modular construída com bons materiais tem a durabilidade de 50 a 70 anos. Esta é a mesma durabilidade de uma casa de construção tradicional.

 

No entanto, é preciso ter em atenção que, para aumentar a sua durabilidade, todas as casas precisam de obras de manutenção e conservação.

Muitas pessoas desconfiam desta durabilidade, pois associam esta construção às antigas casas pré-fabricadas. A verdade é que uma casa modular é uma casa pré-fabricada, mas o tipo de construção e os materiais utilizados são muito distintos, pois a qualidade é muito superior.

 

 

4 - Após estar tudo definido, o preço final da casa não pode ser alterado

 

Esta é uma das grandes vantagens de construir uma casa modular, pois quando todos os pormenores ficam definidos, como a aceitação do projeto e da planta, materiais a utilizar e acabamentos finais, o preço já não pode ser alterado. Este tipo de acordo é uma ótima vantagem, pois evita que existam derrapagens no orçamento que fizeste para a construção da tua casa.

 

Contudo, tem atenção, pois o preço das casas modulares pode ir além dos orçamentos iniciais.

 

 

5 - Se a família aumentar, a tua casa também pode aumentar

 

Uma casa modular é construída por módulos. Como tal, existe sempre a possibilidade de acrescentares ou retirares módulos da mesma, sem que para tal sejam necessárias diversas alterações na estrutura pilar da casa.

 

Este tipo de alterações é uma enorme vantagem, pois permite a criação de mais quartos se tiveres mais filhos, e a redução da mesma quando estes saírem de casa. Para além disso, poderás construir uma habitação de menores dimensões e aumentar a mesma quando tiveres maior disponibilidade financeira.

 

Ainda assim, o aumento ou a diminuição de uma casa modular deve ser bem pensado e falado com a empresa que vai construir a tua habitação. Deves ainda consultar sempre a tua Câmara Municipal e perceber se existem licenças para estas alterações numa casa modular.

 

 

Fonte: Idealista.pt

Publicado a: 23 de Fevereiro de 2023

Por: Idealista.pt

Avalie o seu imóvel